Luiz Carlos Estrella Sarmento Dissertação na íntegra
 

Título: Influência do organograma administrativo e dotação orçamentária na eficácia da gestão escolar: estudo de caso nas Escolas Técnicas vinculadas às Universidades Federais

Resumo: Este trabalho teve por objetivo diagnosticar a opinião dos discentes e professores-gestores, de diferentes instituições, com relação à democratização da gestão educacional em suas escolas. Observa-se que a nova ótica do trabalho de direção do estabelecimento de ensino lembra a necessidade e importância de que as decisões a respeito do processo de ensino sejam efetivadas na própria instituição, envolvendo quem vai realizar esta prática e seus usuários. Portanto, é necessário que a instituição possua na sua estrutura uma base organizacional não burocrática, que permita este envolvimento e a cumplicidade de todos. Esta base se reflete em um organograma administrativo bem elaborado e definido nas suas ocupações e atribuições de quem irá ocupá-las, permitindo uma integração hierárquica de compartilhamento no processo de tomadas de decisões, incluindo a execução financeira. No trabalho foi utilizada a pesquisa qualitativa, que apresenta, como características básicas, o ambiente natural como sua fonte direta de dados e o pesquisador como seu principal instrumento. Para obtenção das informações, foram aplicados 722 questionários e realizadas entrevistas com professores-gestores de oito instituições de ensino profissional, entre elas as Agrotécnicas, os CEFET’s e as vinculadas, localizados nos estados de Santa Catarina, Rio de Janeiro, Paraná, Paraíba, Goiás, Amazonas, Espírito Santos e Minas Gerais. O resultado do trabalho expressa que nas escolas brasileiras está cada vez mais caracterizada a concepção de que a gestão educacional está se firmando e cresce a expectativa da participação de todos na eleição dos gestores que compõem uma administração, bem como no compartilhamento das decisões administrativas de uma unidade educacional.