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Título:
Influência do organograma administrativo e dotação
orçamentária na eficácia da gestão escolar:
estudo de caso nas Escolas Técnicas vinculadas às Universidades
Federais
Resumo: Este trabalho teve por objetivo
diagnosticar a opinião dos discentes e professores-gestores, de
diferentes instituições, com relação à
democratização da gestão educacional em suas escolas.
Observa-se que a nova ótica do trabalho de direção
do estabelecimento de ensino lembra a necessidade e importância
de que as decisões a respeito do processo de ensino sejam efetivadas
na própria instituição, envolvendo quem vai realizar
esta prática e seus usuários. Portanto, é necessário
que a instituição possua na sua estrutura uma base organizacional
não burocrática, que permita este envolvimento e a cumplicidade
de todos. Esta base se reflete em um organograma administrativo bem elaborado
e definido nas suas ocupações e atribuições
de quem irá ocupá-las, permitindo uma integração
hierárquica de compartilhamento no processo de tomadas de decisões,
incluindo a execução financeira. No trabalho foi utilizada
a pesquisa qualitativa, que apresenta, como características básicas,
o ambiente natural como sua fonte direta de dados e o pesquisador como
seu principal instrumento. Para obtenção das informações,
foram aplicados 722 questionários e realizadas entrevistas com
professores-gestores de oito instituições de ensino profissional,
entre elas as Agrotécnicas, os CEFET’s e as vinculadas, localizados
nos estados de Santa Catarina, Rio de Janeiro, Paraná, Paraíba,
Goiás, Amazonas, Espírito Santos e Minas Gerais. O resultado
do trabalho expressa que nas escolas brasileiras está cada vez
mais caracterizada a concepção de que a gestão educacional
está se firmando e cresce a expectativa da participação
de todos na eleição dos gestores que compõem uma
administração, bem como no compartilhamento das decisões
administrativas de uma unidade educacional. |
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