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Título:
Princípios Agroecológicos na Formação
do Técnico em Agropecuária: Estudo de Caso da Escola Agrotécnica
Federal de Vitória de Santo Antão-PE.
Resumo: O presente trabalho
teve por objetivo identificar se os pesquisados têm algum conhecimento
sobre agroecologia e da possível aplicação dos princípios
agroecológicos na formação dos futuros Técnicos
em Agropecuária da EAFVSA. As populações escolhidas
foram os alunos da 3ª série do curso de técnico em
agropecuária da EAFVSA; egressos dessa instituição;
produtores orgânicos do município e os professores da 3ª
série do ensino médio e profissionalizante que trabalham
diretamente com esses alunos. Para o desenvolvimento desta pesquisa optou-se
pelo estudo de caso e os instrumentos utilizados para coleta de dados
foram questionários semi-estruturados aplicados aos 4 grupos de
sujeitos envolvidos na pesquisa. A abordagem aos alunos iniciou-se em
fevereiro de 2008, onde foi aplicado, no primeiro contato com os mesmos,
o questionário a fim de obter informações se os alunos
detinham noções de agroecologia e se conseguiam relacionar
as práticas que os mesmos realizaram durante os dois primeiros
anos na escola com os princípios agroecológicos. Em seguida
foi realizado um seminário de sensibilização em agroecologia
com duração de (10 horas) que foi ministrado pelo mestrando
durante os meses de Março e Abril de 2008, utilizando-se de 1 hora
aula dentro da disciplina de Silvicultura. Após a conclusão
do seminário de sensibilização, realizou-se no mês
de Junho de 2008, duas visitas técnicas com os alunos, sendo a
primeira ao Serviço de Tecnologia Alternativa (SERTA) no Município
de Glória do Goitá - PE, onde os alunos conheceram uma escola
não formal que, utiliza-se dos processos agroecológicos
na formação de Agente de Desenvolvimento Local (ADL). A
segunda foi feita a um produtor orgânico no município de
Abreu e Lima – PE, onde os alunos conheceram uma experiência
de sistema agroflorestal. Após essas etapas, aplicou-se o mesmo
questionário aos alunos com o objetivo de confrontar se houveram
mudanças em relação às respostas do primeiro
questionário. Paralelamente nos meses de abril, maio e junho de
2008 foram aplicados os questionários aos egressos, produtores
orgânicos e também aos professores do ensino profissional
e médio que lecionam a esse grupo de alunos, sujeitos de nossa
pesquisa. Em fevereiro de 2008 foi oferecido aos professores um seminário
de sensibilização em agroecologia com duração
de 4 horas ministrado pelo Professor Jorge Roberto Tavares de Lima da
Universidade Federal Rural de Pernambuco. Diagnosticamos entre todos os
seguimentos pesquisados que seria importante que a escola viesse a permanecer
com a formação de seus técnicos dentro de uma agricultura
convencional, por se tratar, ainda, de uma forte importância na
empregabilidade desse técnico na região, mas que pudesse
proporcionar também a formação de seus técnicos
dentro dos princípios agroecológicos, em virtude da crescente
procura de profissionais com formação em agricultura orgânica,
o que torna uma necessidade que a escola possa formar seus técnicos
dentro de uma proposta agroecológica que possa levar ao desenvolvimento
econômico-social-ecológico dos agricultores e com isso levá-los
ao desenvolvimento rural sustentável que venha proporcionar uma
qualidade de vida aos produtores e consumidores. |
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