Luís Carlos Arruda Júnior Dissertação na íntegra
 

Título: A construção de competências técnicas e a qualidade do leite nas propriedades de alunos do Instituto Federal Catarinense - Câmpus Concórdia.

Resumo: Esta pesquisa foi realizada no Instituto Federal Catarinense - Câmpus Concórdia com percentual de alunos concludentes das terceiras séries do ensino médio profissionalizante do Curso Técnico Agrícola, visando à educação didático-pedagógica vinculada ao currículo escolar, e respectivas propriedades leiteiras. No decorrer da pesquisa, avaliou-se a qualidade química e microbiológica do leite crú refrigerado de 36% do total de alunos (público alvo) com sistemas de produção e familiares ligados à atividade. Destaca-se como principal objetivo desenvolver com os mesmos a construção de competências técnicas relacionadas com a abordagem do tema qualidade do leite, bem como, a sua capacidade em atuarem como agentes de transmissão destes conhecimentos em suas propriedades. As propriedades investigadas localizam-se nos municípios de Arvoredo, Ipumirim, Iraní, Itá, Lindóia do Sul, Peritiba, Seara e Xaxim, distribuídas na mesorregião Oeste Catarinense. Como proposta metodológica pedagógica ministrou-se no ano letivo de 2010, aulas teóricas e práticas na disciplina técnica profissionalizante de Bovinocultura Leiteira. Visando atingir nos educandos não somente a compreensão e o domínio dos conteúdos técnicos curriculares, mas, também, proporcionar o desenvolvimento de competências técnicas frente aos indicadores legais vigentes de qualidade do produto, no viés de promover maiores perspectivas destes discentes com o universo do trabalho e com atividades de Ensino na Produção Animal, contextualizando-os com a atuação profissional crítica e criativa. Para comprovação do êxito ao cumprimento dessa pesquisa e de que ela possa dar continuidade nessa busca da hipótese da construção de melhores competências técnicas na instituição, utilizou-se da metodologia quantitativa e qualitativa, através da aplicação aos alunos de um questionário composto por perguntas fechadas, bem como, da análise laboratorial de amostras de leite de suas respectivas propriedades nos momentos antes e após a disciplina. Os dados aferidos na pesquisa foram tabulados e comparados estatisticamente, por distribuição de freqüência e por meio de análise de variância para modelos lineares. A partir do tratamento dos resultados, possibilitaram-se estabelecer resultados e discutir criticamente às relações existentes da habilitação e da construção das competências técnicas e suas tendências nas influências da conformidade na composição do leite. A partir da aplicação do projeto de pesquisa e mediante as alterações do padrão de respostas do questionário, onde todas as variáveis apresentaram tendência de melhoria, possibilita-se avaliar que a prática norteadora deste projeto favoreceu a construção do conhecimento técnico de forma ampla, oportunizando ao aluno ser capaz de compreender a visão de boa parte do “todo” e da realidade na qual se insere a temática qualidade do leite.  Na comparação feita entre os momentos de habilitação técnica, em relação aos laudos de qualidade do leite, pode-se constatar, com exceção dos padrões da Contagem de Células Somáticas e da Contagem Bacteriana Total, que todos os indicadores (teores de gordura, proteína, lactose, sólidos totais e extrato seco desengordurado) da qualidade química do leite também apresentaram tendência de melhorias após a disciplina técnica. Entretanto, o estudo demonstrou que devem ser adotadas melhores práticas, no âmbito geral de qualidade do leite, nas propriedades avaliadas, para manter-se em conformidade com a legislação vigente (IN51).