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Título:
Demandas do Empresariado Local e o Currículo do Curso Técnico
em Agropecuária do Campus São Vicente do Instituto Federal
de Mato Grosso.
Resumo: O Curso Técnico em Agropecuária
é ofertado no Campus São Vicente do Instituto Federal de
Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso há
quase 30 anos sem um estudo que identificasse as demandas do empresariado
e sua relação com o a Escola, dentro desta idéia,
este trabalho tem como objetivo geral identificar as demandas do empresariado
do Município de Campo Verde e sua relação com o Curso
Técnico em Agropecuária ofertado pelo Campus São
Vicente e sua influência na formação do Currículo
do Curso. Para atingir o objetivo geral traçamos os seguintes objetivos
específicos: analisar o Projeto Pedagógico do Curso Técnico
em Agropecuária; descrever o processo de formação
da matriz curricular; refletir sobre a dualidade da formação
para o mercado e a formação para a vida; identificar as
diferentes estratégias do empresariado local para interferir na
formação de técnicos em agropecuária; identificar
as estratégias Políticos Pedagógicas do Campus São
Vicente para incorporar demandas do mercado de trabalho para a formação
de técnicos em agropecuária; refletir sobre a dualidade
da formação para o mercado e a formação para
a vida. Os dados foram coletados em 2010 e 2011 através de questionários
e entrevistas; os questionários foram aplicados a todos os professores
do Curso Técnico em Agropecuária (totalizando 37 professores),
foram entrevistados 06 professores do Curso, o Diretor Geral, o Diretor
de Ensino, o Coordenador do Curso e 03 agricultores da região.
O foco principal do trabalho é analisar como foi realizada a construção
do currículo do Curso Técnico em Agropecuária ofertado
pelo Campus São Vicente, identificando quem são os sujeitos
envolvidos nesse processo e qual a participação dos professores,
dos alunos, da equipe pedagógica, dos empresários e da comunidade
externa localizada próxima ao Campus São Vicente, levantando
discussões de como foi realizado esse processo e se houve influência
dos Agricultores, utilizando como referencial teórico: as demandas
do capital, as novas demandas de qualificação profissional,
as políticas do ensino profissional, a crise do capital e sua reestruturação
produtiva. A pesquisa mostra que não houve uma participação
direta do empresariado de Campo Verde na construção do Currículo
do Curso Técnico em Agropecuária, mas fica evidente em alguns
momentos a sua influência do empresariado dentro do Curso. A prática
pedagógica de maneira geral não corresponde ao que foi proposto
no Projeto Pedagógico do Curso, pois na elaboração
deste documento não houve uma interação coletiva
entre a direção, os docentes, os técnicos e os alunos,
tanto que muitos não participaram das discussões e ainda,
muitos não sabem nem se tiveram a oportunidade de participar das
discussões do processo de construção curricular do
Curso Técnico em Agropecuária, o que é um fator negativo,
pois o Currículo deve ser resultado de um processo de planejamento
coletivo e não pode ser responsabilidade de apenas a algumas pessoas.
O Técnico em Agropecuária exigido atualmente pelo mercado
não pode ter um conhecimento limitado apenas a área agrícola,
esse profissional deve conhecer o mínimo nas diversas áreas,
estar sempre atualizado e acompanhando o avanço tecnológico. |
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