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Título:
Entre textos e contextos... atos e atores: investigações
e estratégias para combate à evasão no curso de Técnico
em Zootecnia do Instituto Federal de Educação, Ciência
e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais – Campus Rio Pomba.
Resumo: O objetivo desta pesquisa é
investigar as causas da evasão escolar e propor estratégias
para o combate a esta mesma evasão no âmbito do Curso Técnico
em Zootecnia do IF Sudeste de MG – Campus Rio Pomba. O universo
da pesquisa foi formado pelos alunos que abandonaram o Curso Técnico
em Zootecnia do referido instituto, entre os anos de 2005 e 2009, num
total de 117 alunos, para os quais foram enviados questionários
contendo perguntas relacionadas à identificação do
aluno com a instituição, à época de estudo
e à evasão escolar. O retorno obtido alcançou um
total de 29 questionários. O questionário dos professores
e técnicos administrativos englobou questões relativas ao
tempo de trabalho na instituição, se perceberam ou não
a evasão no curso, como se posicionaram diante dos dados apresentados
e quais os fatores que acreditaram serem os causadores da evasão
escolar no Curso Técnico em Zootecnia. Os questionários
aplicados em professores, alunos e técnicos foi o instrumento para
o levantamento e análise de dados da pesquisa. Foi possível
identificar os fatores que causaram a evasão escolar na opinião
dos alunos e dos servidores da instituição. Vale destacar
os fatores que tiveram maiores índices de respostas. Na visão
dos alunos o abandono foi devido ao curso não atender as expectativas
e a indecisão profissional dos próprios discentes. Para
os professores e técnicos administrativos a questão da evasão
se deve ao desconhecimento do curso por parte do discente, as dificuldades
de aprendizagem, a distância da família e a incerteza da
escolha profissional. O trabalho aponta sugestões e estratégias
de permanência do aluno na escola, fazendo referências quanto
a currículos, aos procedimentos metodológicos, ao desenvolvimento
da aprendizagem, à relação professor/aluno e à
avaliação. Nesta direção, foram elaboradas
e implementadas as ações do “Projeto de Acompanhamento
de Alunos”, realizadas durante o 1º semestre de 2011, junto
às turmas do curso Técnico em Zootecnia. As estratégias
utilizadas com sucesso foram visitas, palestras, dinâmicas, auto-avaliação,
conselho participativo e reunião de pais. Esta pesquisa visa ainda
contribuir para que a Instituição possa repensar o seu papel
social, como uma instituição federal gratuita, que tem como
compromisso a busca de valores sólidos e práticas baseadas
em uma postura ética, aliadas à sabedoria acumulada pela
comunidade e aos conhecimentos científicos capazes de desenvolver
no aluno o gosto pelo estudo, o interesse em permanecer no curso, tornando-o
um profissional competente e um cidadão ético e crítico. |
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