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Título:
Importância da atividade prática na formação
do Técnico em Aqüicultura
Resumo: Esse trabalho,
alicerçado na Teoria de Ausubel sobre a Aprendizagem Significativa,
tem como objetivo investigar a importância das atividades práticas
na formação do Técnico em Aquacultura, apresentando
reflexões baseadas em literatura e em pesquisa de campo. Esta foi
realizada com alunos do Curso Técnico em Aquacultura da Escola
Agrotécnica Federal de Alegre – ES. A realização
desse trabalho foi motivada pela constatação de que os alunos
do referido curso apresentavam domínio dos conteúdos estudados,
demonstrando segurança ao conversar com produtores e pesquisadores.
No primeiro momento foram estudados os pressupostos teóricos de
Piaget e Vygotsky a respeito da aprendizagem, identificando-se elementos
em comum com a Teoria de Ausubel. No segundo momento foi feita a pesquisa
de campo, utilizando-se o método da observação participante,
que permitiu registrar o comportamento dos alunos durante a realização
das atividades práticas inerentes às disciplinas do curso.
Para maiores esclarecimentos foram aplicados questionários e realizadas
entrevistas. Participaram do processo dezoito alunos da turma de 2003,
vinte e três alunos da turma de 2004, vinte alunos da turma de 2005,
dois egressos do Curso Técnico em Aquacultura e quatro egressos
do Curso Técnico em Agropecuária. A articulação
teoria-prática foi o principal objeto de atenção,
pois, segundo a literatura, as atividades práticas transformam
o saber intuitivo em saber consciente, levam o aluno a refletir sobre
o seu papel como agente inovador e favorecem a aquisição
de habilidades, elevando a auto-estima e fazendo com ele se sinta seguro
para o desempenho de sua função profissional. Cabe ao professor
direcionar as atividades educacionais, pois não é somente
a ação que leva à aprendizagem significativa, mas
a dinâmica do pensamento, ao procurar compreender os conceitos e
explicar os fenômenos observados. Nesse momento o professor ajuda
o aluno a ultrapassar o senso comum. |
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