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Título:
A Importância da Educação Ambiental para Conservação
do Rio Poxim-açu no entorno do IFS- Campus São Cristóvão:
um estudo com populacão tradicional ribeirinha.
Resumo: Buscar a superação
de modelos educativos fragmentados, através da utilização
de atividades voltadas para a integração dos conteúdos
teóricos com a realidade social, foi um dos objetivos dessa pesquisa.
O procedimento metodológico escolhido centrou-se numa perspectiva
qualitativa, a partir de uma abordagem participativa, possibilitando maior
articulação entre os atores envolvidos na problemática
socioambiental. Para a pesquisa de campo, numa primeira etapa, foram selecionados
estudantes do curso de Agropecuária, em regime de internato e semi-internato,
com os quais se desenvolveram caminhadas transversais ao longo do rio
Poxim-Açu, trecho que se encontra localizado no entorno do IFS
- Campus São Cristóvão, SE, destinadas à observação
da paisagem, realizando o registro fotográfico da dinâmica
do rio. Foi caracterizada a problemática ambiental existente, com
a presença de lixo, desmatamento, focos de queimadas e a utilização
do recurso hídrico de águas doces por mulheres lavadeiras
de população tradicional ribeirinha. Essas lavadeiras constituíram
o foco do trabalho no momento seguinte da pesquisa, buscando-se a percepção
das mesmas sobre a realidade em que se inserem e sobre a importância
do rio em suas vidas e na vida da população do entorno.
A pesquisa foi relevante pela possibilidade de entendê-las como
componente importante para efetiva compreensão da problemática
socioambiental, bem como para o reconhecimento da necessidade e das possibilidades
de desenvolver ações efetivas de Educação
Ambiental, contextualizadas e de forma transversal aos conteúdos
das diferentes disciplinas do currículo. Por outro lado, pretendeu-se
discutir e reconhecer a importância desse patrimônio natural
e o papel da instituição formadora na sua conservação
e na sensibilização de sua comunidade sobre as questões
socioambientais levantadas, criando um sentimento de pertencimento ao
lócus analisado. |
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