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Título:
As representações sociais de lixo dos discentes
do Colégio Agrícola de Camboriú - SC
Resumo: A prática
do descarte de lixo a céu de lixo, principalmente por parte do
educando, no ambiente escolar, foi o que motivou esta investigação.
Neste sentido procuramos perceber a concepção de lixo dos
educandos do CAC, seu comportamento em relação ao lixo e
seu comprometimento enquanto cidadão pelas questões ambientais
causadas pelo descarte inadequado deste objeto. E, para entendermos essa
postura diante da interação do objeto pesquisado e os indivíduos,
buscamos identificar as representações sociais de lixo dos
educandos do Colégio Agrícola de Camboriú, bem como
se a educação ambiental ministrada como disciplina contribui
ou pode contribuir para formar ou modificar essas representações.
O público alvo foram os educandos das primeiras e das terceiras
séries dos cursos técnicos em Agropecuária e Informática,
concomitantes ao Ensino Médio. A metodologia utilizada para identificar
as representações sociais de lixo dos educandos foi a análise
do discurso embasada na perspectiva moscoviciana. Através da observação
participante e da aplicação de um questionário, investigou-se
as concepções de lixo dos educandos ao ingressarem na primeira
série, bem como a concepção de lixo ao chegarem à
terceira série. Pretendeu-se nesta análise identificar alguma
modificação, reelaboração, releitura da representação
social de lixo dos educandos dos cursos técnicos em Agropecuária
e Informática, pois reconhecemos a educação ambiental
como um tema interdisciplinar, capaz de auxiliar e conduzir a construção
de uma sociedade mais solidária, um cidadão mais comprometido
e responsável socialmente e preocupado com a complexidade do fenômeno
do consumo no mundo contemporâneo.
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