|
Título:
A inter e transdisciplinaridade aplicada na construção
significativa do aprendizado da língua materna na educação
agrícola
Resumo: Esta pesquisa
investigou o nível de aquisição lingüística
dos educandos ao iniciarem a 1ª série do Ensino Médio
na Escola Agrotécnica Federal de Santa Teresa-ES, tendo como objetivo
dirimir distorções e dificuldades que sempre se arrastaram
até o fim do ensino básico. Para tanto, era necessário
desenvolver uma metodologia adequada às particularidades individuais
onde obtivéssemos uma resposta eficaz, então foi pensado
numa abordagem qualitativa de atividades com o recurso Inter e Transdisciplinar,
assim, dando um formato ao percurso dos diversos Projetos, Seminários
de Pesquisa e Mini curso. Os trabalhos tiveram início em 2004,
entre os meses de novembro e dezembro, com a utilização
de um questionário sócio-cultural para delinear o perfil
dos educandos das turmas A e B da 1ª e 3ª séries do Ensino
Médio, com concomitância ou não ao Ensino Técnico.
Enquanto que no mês de março de 2005, foi aplicado o mesmo
questionário sócio-cultural aos alunos das turmas C e D
da 1ª série do Ensino Médio que faziam ou não
o Técnico, com a mesma intenção do anterior, além
do questionário solicitado para verificar o conhecimento lingüístico
absorvido e solidificado até o terceiro bimestre. Pude contar com
a cordialidade e préstimos de duas professoras da Escola Agrotécnica
de Santa Teresa-ES, um professor da 8ª série da Escola Estadual
de Ensino Fundamental e Médio Frederico Pretti e uma professora
da 8ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio
Valensini, todos da área de linguagens, estas escolas são
vizinhas da EAFST-ES. Esses professores deram suporte as minhas inquietações
ao responderem conscientemente aos dois diferentes questionários
estrurados, um aberto e outro fechado, me auxiliando com reflexões
bastante pertinentes à realidade da nossa comunidade educativa.
O primeiro questionário solicitado aos professores teve como base
conhecer os procedimentos didático-pedagógicos, a clientela,
as dificuldades encontradas no exercício da docência, a integração
entre as outras áreas do conhecimento, o domínio das competências
e habilidades lingüísticas, construção da aprendizagem.
O outro, abordou os conteúdos associados à práxis
pedagógica dirigida ao ensino da Língua Portuguesa, alinhavado
aos instrumentos que são utilizados à mediação
da internalização dos saberes significativos. Os resultados
preliminares apresentaram uma realidade social e educacional muito diversificada,
sintomas que acarretaram um deslocamento momentâneo no aprendizado
da língua, na maior parte da turma trabalhada, porém, progressivamente,
esse quadro foi tomado por paradigmas pluridisciplinares, centralizado
em atividades desenvolvidas e produzidas com criatividade pelos alunos.
Acredito ser através da reflexão, diálogo e participação
integradora de todos da e na educação que se construirá
uma sociedade do conhecimento honestamente inclusiva. |
|