Leila Caravellas da Silva Dissertação na íntegra
 

Título: A inter e transdisciplinaridade aplicada na construção significativa do aprendizado da língua materna na educação agrícola

Resumo: Esta pesquisa investigou o nível de aquisição lingüística dos educandos ao iniciarem a 1ª série do Ensino Médio na Escola Agrotécnica Federal de Santa Teresa-ES, tendo como objetivo dirimir distorções e dificuldades que sempre se arrastaram até o fim do ensino básico. Para tanto, era necessário desenvolver uma metodologia adequada às particularidades individuais onde obtivéssemos uma resposta eficaz, então foi pensado numa abordagem qualitativa de atividades com o recurso Inter e Transdisciplinar, assim, dando um formato ao percurso dos diversos Projetos, Seminários de Pesquisa e Mini curso. Os trabalhos tiveram início em 2004, entre os meses de novembro e dezembro, com a utilização de um questionário sócio-cultural para delinear o perfil dos educandos das turmas A e B da 1ª e 3ª séries do Ensino Médio, com concomitância ou não ao Ensino Técnico. Enquanto que no mês de março de 2005, foi aplicado o mesmo questionário sócio-cultural aos alunos das turmas C e D da 1ª série do Ensino Médio que faziam ou não o Técnico, com a mesma intenção do anterior, além do questionário solicitado para verificar o conhecimento lingüístico absorvido e solidificado até o terceiro bimestre. Pude contar com a cordialidade e préstimos de duas professoras da Escola Agrotécnica de Santa Teresa-ES, um professor da 8ª série da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Frederico Pretti e uma professora da 8ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Valensini, todos da área de linguagens, estas escolas são vizinhas da EAFST-ES. Esses professores deram suporte as minhas inquietações ao responderem conscientemente aos dois diferentes questionários estrurados, um aberto e outro fechado, me auxiliando com reflexões bastante pertinentes à realidade da nossa comunidade educativa. O primeiro questionário solicitado aos professores teve como base conhecer os procedimentos didático-pedagógicos, a clientela, as dificuldades encontradas no exercício da docência, a integração entre as outras áreas do conhecimento, o domínio das competências e habilidades lingüísticas, construção da aprendizagem. O outro, abordou os conteúdos associados à práxis pedagógica dirigida ao ensino da Língua Portuguesa, alinhavado aos instrumentos que são utilizados à mediação da internalização dos saberes significativos. Os resultados preliminares apresentaram uma realidade social e educacional muito diversificada, sintomas que acarretaram um deslocamento momentâneo no aprendizado da língua, na maior parte da turma trabalhada, porém, progressivamente, esse quadro foi tomado por paradigmas pluridisciplinares, centralizado em atividades desenvolvidas e produzidas com criatividade pelos alunos. Acredito ser através da reflexão, diálogo e participação integradora de todos da e na educação que se construirá uma sociedade do conhecimento honestamente inclusiva.