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Título:
A educação ambiental como forma de desenvolver
a cidadania: investigação sobre a percepção
ambiental dos estudantes do curso Técnico em Enologia do IFRS -
Bento Gonçalves (RS)
Resumo: O presente trabalho
foi realizado com os alunos do primeiro e do terceiro ano do curso de
enologia do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia
do Rio Grande do Sul-Beto Gonçalves (RS). Essa pesquisa teve por
objetivo investigar o perfil formativo da turma de enologia no que diz
respeito a uma perspectiva de cidadania na sua atuação pessoal
e profissional, sobretudo entre meio ambiente e sociedade. O método
utilizado foi a pesquisa qualitativa, através de revisão
bibliográfica e levantamento de dados por meio da observação
participante e aplicação de questionários a 49 alunos,
sendo 30 alunos do primeiro ano e 19 do terceiro ano. Constatou que não
há como trabalhar a educação ambiental em um componente
curricular, pois a fragmentação dos conhecimentos gera eleição
de graus de importância. Comprova-se a necessidade de trabalhar
a educação ambiental de forma interdisciplinar entre os
componentes curriculares e transdisciplinar visando à complementaridade,
a fim de formar um cidadão consciente e capaz de interferir nos
impactos ambientais. Deve-se buscar um processo de construção
coletivo, assumido por sujeitos individuais e coletivos, construindo uma
nova cultura através de conhecimentos e atitudes éticas. |
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