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Título:
Contribuições à estruturação
curricular de um curso técnico em agroindústria no colégio
agrícola de camboriú – SC.
Resumo: Esta pesquisa
tem como objetivo principal a contribuição na organização
curricular de um curso Técnico de Agroindústria para o Colégio
Agrícola de Camboriú - SC. A pesquisa surgiu pela observação
de vários fatores, dentre os quais a aptidão do estado de
Santa Catarina para o agronegócio, especialmente agroindústrias,
e, consequentemente, pelo potencial de absorção destes profissionais
nesta área. A metodologia adotada englobou a pesquisa bibliográfica,
com estudo de referenciais teóricos, que abordam o histórico
da agroindústria, a importância do agronegócio, a
educação profissional e tecnológica, o histórico
da Instituição, os setores que compõem o complexo
agroindustrial existente no CAC. Por último são apresentadas
algumas matrizes curriculares adotadas em cursos de Agroindústria.
A pesquisa de campo foi feita visando para levantar o perfil profissional
que as atenda, tanto as atuais quanto as futuras demandas do setor produtivo.
Para a coleta destes dados foi enviado questionário contendo questões
semi-abertas, primeiramente por meio eletrônico, e posteriormente
por carta, às empresas e alunos egressos “Técnicos
em Agropecuária” que atuam em agroindústrias nas diversas
áreas do estado. Entre as atividades a serem desempenhadas pelo
Técnico em Agroindústria, os empresários revelaram
especial interesse (77%) pelo controle de qualidade. Na questão
que trata de habilidades e competências, 83% das empresas consideraram
fundamental o conhecimento da linha de produção. Entretanto,
houve uma variação muito grande nas respostas indicando
que as indústrias estão cada vez mais interessadas em profissional
com competência e habilidades nas mais diversas atividades desenvolvidas
pela empresa. Entre as áreas do conhecimento citadas como muito
úteis pelas empresas, 79,6% marcaram áreas relacionadas
com a garantia da qualidade como higiene e microbiologia de alimentos,
controle de qualidade, legislação e planejamento. Da mesma
forma quando solicitados a enumerar as disciplinas de maior importância
para o desenvolvimento das atividades dentro da agroindústria,
os egressos do curso de agropecuária apontaram como muito importantes
aquelas relacionadas a controle de qualidade e legislação,
ferramentas de gestão da qualidade. Com base nas sugestões
dos entrevistados, conclui-se que os sistemas de controle de qualidade
devem ser melhor abordados e que as disciplinas de gestão, empreededorismo,
planejamento de projetos poderão ter a sua carga horária
aumentada. |
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