|
Título:
Avaliação do processo ensino/aprendizagem no PROEJA do Instituto
Federal do Tocantins Campus Araguatins.
Resumo: O presente trabalho surgiu mediante
inquietações advindas da experiência com o acompanhamento
pedagógico no curso do Programa Nacional de Integração
da Educação Profissional à Educação
Básica, na modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA), do Instituto
Federal do Tocantins Campus Araguatins, entre os anos de 2008 a 2009.
Focalizamos, dentre outras situações-problemas, aspectos
referentes à avaliação da aprendizagem. No ensinoaprendizagem
a avaliação deve constituir-se como o início para
tomada de decisões, e não apenas como fim do processo pedagógico.
Frente ao surgimento de programa de inclusão de Jovens e Adultos
na modalidade de Educação Profissional indagamos: quais
são os procedimentos avaliativos utilizados na prática educativa
dessa instituição? Para responder tal questionamento realizamos
uma pesquisa que objetivou analisar as práticas pedagógicas
utilizadas na avaliação do processo ensino/aprendizagem
no curso Técnico PROEJA em Agroindústria do IFTO Araguatins,
por meio de declaração verbal docente. A pesquisa de abordagem
qualitativa contemplou: estudos teóricos dos procedimentos e concepções
avaliativos; elaboração e aplicação de um
questionário semi-estruturado junto aos docentes da única
turma do Curso Técnico em Agroindústria do Campus Araguatins;
estudo, produção e divulgação dos dados referentes
aos resultados do questionário. O corpus investigado é composto
de 15 docentes que ministraram aulas no segundo semestre de 2009 na referida
turma. Os conceitos atribuídos pelos docentes ao termo avaliar
assinalam que a avaliação é um meio para verificar
tanto o nível de aprendizagem, as habilidades e competências
adquiridas, os sucessos e as dificuldades do estudante, como para verificar
se os objetivos de aprendizagem foram atingidos, utilizando-se desses
resultados para aprimorar as práticas pedagógicas. Constatamos
a preferência dos docentes pelo uso da prova escrita, integrado-se
à função formativa e diagnóstica da avaliação
e instrumentos avaliativos tais como: atividade diária, provas
orais e seminários. Tais instrumentos terão assertividade
nas Instituições de Ensino à medida que contribuírem
para diagnosticar efetivamente dificuldades e avanços do aprendizado
do aluno e proporcione ações que contribuam para a melhoria
do sistema de ensino/aprendizagem. Cabe ressaltar que esta reflexão
poderá ser aprimorada e disseminada pelos educadores no âmbito
do Instituto e nas demais esferas educacionais. |
|