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Título:
Avaliação de um método experimental
em Agroecologia aplicado aos alunos de Curso Técnico em Agropecuária
do Instituto Federal do Tocantins – Campus Araguatins
Resumo: A região
do Bico do Papagaio (TO) apresenta um cenário de degradação
ambiental devido às práticas de manejo inadequadas. Essas
práticas agrícolas inadequadas são conseqüências
de uma formação técnica voltada ainda para o modelo
de agricultura tradicional. Uma abordagem alternativa ao ensino nas escolas,
inserindo os princípios da Agroecologia torna-se fundamental para
reverter o processo de degradação na região. Esse
estudo tem como objetivo desenvolver o tema agroecologia junto aos educandos
iniciantes do primeiro ano do Curso Técnico em Agropecuária
do IFTO – Campus Araguatins e avaliar o nível de conhecimento
deles a respeito do tema ao final da aplicação de um experimento
sobre a referida temática. A ferramenta metodológica utilizada
para esta avaliação consistiu na aplicação
de questionário, que foi aplicado aos 225 educandos das cinco turmas
de primeiras séries com questões sobre Agroecologia. Sendo
reaplicado ao final do experimento. Eles foram divididos em dois grupos:
apenas uma das cinco turmas participou das atividades pedagógicas
sobre agroecologia (Turma A) e, as outras turmas, apenas às aulas
do currículo deste curso (Turma B). Como não foi possível
a presença dos alunos na fase de implantação do experimento
posteriormente, foi apresentado todo o procedimento técnico realizado
na área experimental. As ferramentas pedagógicas utilizadas
consistiram em aulas teóricas, aulas práticas nos laboratórios
de microbiologia, bromatologia e de solos, aulas interdisciplinares, e
a montagem de um experimento, que foi instalado em novembro de 2008, na
Fazenda Cachoeira localizada no Distrito de Macaúba, na cidade
de Araguatins (TO). Este experimento consistia em avaliar a influência
das leguminosas adaptadas na região como adubos verdes na produção
de milho. Percebeu-se que os educandos ingressam neste Instituto sem quaisquer
noções alternativas a uma prática agrícola
tradicional e desta forma permanecem até o final do ano letivo.
Desta forma, verificou-se que a aplicação de um método
experimental consistiu numa importante ferramenta pedagógica a
ser utilizada com maior freqüência no ambiente escolar e que
o uso de questionário para avaliar este método também
teve relevante contribuição por permitir uma visualização
integral das idéias formuladas pelos educandos, de forma a expressá-las
com maior clareza. No contexto escolar, comprova-se a necessidade de envolver
os educandos num ambiente de pesquisa, e de contextualizar os conteúdos
teóricos às práticas profissionais que estes educandos
executarão em sua vida egressa. Desta forma, busca-se a formação
de cidadãos mais perceptivos, questionadores e atentos acerca das
questões ambientais e de sua relação direta nas insubstituíveis,
porém alternativas, formas de produção de alimentos. |
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