Katia Paulino de Sousa Dissertação na íntegra
 

Título: Avaliação de um método experimental em Agroecologia aplicado aos alunos de Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal do Tocantins – Campus Araguatins

Resumo: A região do Bico do Papagaio (TO) apresenta um cenário de degradação ambiental devido às práticas de manejo inadequadas. Essas práticas agrícolas inadequadas são conseqüências de uma formação técnica voltada ainda para o modelo de agricultura tradicional. Uma abordagem alternativa ao ensino nas escolas, inserindo os princípios da Agroecologia torna-se fundamental para reverter o processo de degradação na região. Esse estudo tem como objetivo desenvolver o tema agroecologia junto aos educandos iniciantes do primeiro ano do Curso Técnico em Agropecuária do IFTO – Campus Araguatins e avaliar o nível de conhecimento deles a respeito do tema ao final da aplicação de um experimento sobre a referida temática. A ferramenta metodológica utilizada para esta avaliação consistiu na aplicação de questionário, que foi aplicado aos 225 educandos das cinco turmas de primeiras séries com questões sobre Agroecologia. Sendo reaplicado ao final do experimento. Eles foram divididos em dois grupos: apenas uma das cinco turmas participou das atividades pedagógicas sobre agroecologia (Turma A) e, as outras turmas, apenas às aulas do currículo deste curso (Turma B). Como não foi possível a presença dos alunos na fase de implantação do experimento posteriormente, foi apresentado todo o procedimento técnico realizado na área experimental. As ferramentas pedagógicas utilizadas consistiram em aulas teóricas, aulas práticas nos laboratórios de microbiologia, bromatologia e de solos, aulas interdisciplinares, e a montagem de um experimento, que foi instalado em novembro de 2008, na Fazenda Cachoeira localizada no Distrito de Macaúba, na cidade de Araguatins (TO). Este experimento consistia em avaliar a influência das leguminosas adaptadas na região como adubos verdes na produção de milho. Percebeu-se que os educandos ingressam neste Instituto sem quaisquer noções alternativas a uma prática agrícola tradicional e desta forma permanecem até o final do ano letivo. Desta forma, verificou-se que a aplicação de um método experimental consistiu numa importante ferramenta pedagógica a ser utilizada com maior freqüência no ambiente escolar e que o uso de questionário para avaliar este método também teve relevante contribuição por permitir uma visualização integral das idéias formuladas pelos educandos, de forma a expressá-las com maior clareza. No contexto escolar, comprova-se a necessidade de envolver os educandos num ambiente de pesquisa, e de contextualizar os conteúdos teóricos às práticas profissionais que estes educandos executarão em sua vida egressa. Desta forma, busca-se a formação de cidadãos mais perceptivos, questionadores e atentos acerca das questões ambientais e de sua relação direta nas insubstituíveis, porém alternativas, formas de produção de alimentos.