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Título:
O Estágio Supervisionado Externo no IFET Baiano
– Campus Senhor do Bonfim: Implicações e Perspectivas
Resumo: Nesta pesquisa
nos dispomos a investigar as discrepâncias observadas no desempenho
dos alunos da 3º série, do IFET Baiano-Campus Senhor do Bonfim,
ao realizarem o Estágio Supervisionado Externo (ESE), componente
curricular dos cursos técnicos de nível médio. Uma
parcela significativa dos alunos entende que essa disciplina só
deveria ser pré-requisito de conclusão de curso para aqueles
que pretendem ingressar no mundo do trabalho ao final do ensino médio,
na expectativa de garantir uma oportunidade de emprego. Essa interpretação
encontra aporte na origem da educação profissional brasileira
destinada a educar, pelo trabalho, os órgãos, pobres e desvalidos
da sorte, dando uma conotação distorcida sobre a definição
de trabalho – esforço físico e manual, a quem se agrega
a idéia de sofrimento, escravidão. E se mantém no
século XXI. Entretanto, o Estágio representa uma oportunidade
de colocar em prática as habilidades e competências desenvolvidas
durante o processo de formação, bem como a construção
de novos conhecimentos relacionados à área em que o aluno
irá estagiar, mas a maior contribuição dessa disciplina
deve ser relacionar com a formação de indivíduo por
colocá-lo em contato com situações reais da vida
e trabalho, como: iniciativa, responsabilidade, autodeterminação
e o aspecto mais relevante e indissociável de qualquer indivíduo
– o aprimoramento das relações interpessoais. Para
proceder à investigação recorremos à aplicação
de um questionário semi-aberto, que tem uma abordagem ampla, partindo
de itens relacionados à origem social, renda familiar, suscitando,
ainda, especifidades acerca do ESE. Esse instrumento nos permitiu identificar
as dificuldades encontradas no ESE, grau de interesse dos alunos e identificação
com o curso técnico, possibilitando-nos compreender as discrepâncias
anteriormente mencionadas. Partimos do pressuposto do trabalho como princípio
educativo. Sendo assim compreendido, a educação profissional
será vista sob uma nova perspectiva e o ESSE será entendido
como ato educativo – aprimoramento humano do educando, passando
por sua formação ética, desenvolvimento do pensamento
crítico e da autonomia intelectual. |
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