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Título:
Do texto ao texto: uma abordagem interdisciplinar no ensino de Língua
Portuguesa na Educação Profissional Agrícola.
Resumo: Este estudo discute a produção
de textos em escolas agrotécnicas sob a ótica da Lingüística
textual e da interdisciplinaridade. O objetivo da pesquisa foi buscar
uma metodologia adequada para auxiliar os alunos de essas escolas produzirem
textos coesos e coerentes, através do uso de um tratamento interdisciplinar.
A metodologia que conduziu a pesquisa foi prioritariamente qualitativa
e a amostra constituiu-se de redações feitas por 13 alunos,
DO Curso Técnico em Agropecuária do CEFET- Urutaí/UNED
– Morrinhos, com idades entre 15 e 46 anos. Foi usado um questionário
no início da pesquisa, um balanço das atividades, aplicado
ao final de cada semestre, e textos produzidos pelos alunos entre agosto
de 2003 a junho de 2004. a fim de atender aos objetivos dessa pesquisa
foram analisadas 38 redações. Inquietava-me o fato de os
alunos do Curso de Técnico Agrícola, ao encerrar o curso,
apresentarem, em sua maioria, uma produção textual muito
aquém da esperada de um técnico que se encaminha para o
mundo do trabalho. Minhas preocupações devem-se às
dificuldades demonstradas pelos alunos ao produzir bons textos, tanto
em relação à estrutura lingüística quanto
ao nível de informação. Muitos dos textos apresentavam
grandes problemas de coesão e coerência. Nota-se que os manuais
de Português adotados pelas escolas de ensino médio não
satisfazem as necessidades dos alunos, por insistirem em ensinar uma gramática
dissociada da produção de textos. Observou-se também
que há, ainda, um longo caminho a percorrer e ele passa por um
contínuo diálogo entre professores do ensino médio
e professores do ensino técnico, através de uma abordagem
interdisciplinar. Se o objetivo é conseguir o bom desempenho dos
alunos na escrita, o foco deveria ser não somente o ensino das
maçantes regras gramaticais, mas fornecer aos alunos meios de se
interessarem tanto pela leitura quanto pela descrita. Em decorrência
disso, os alunos serão apresentados a bons exemplos de linguagem
técnica e literária como um caminho para melhorar suas habilidades
de escrita e ampliar suas visões de mundo. Assim, é necessário
criar nas escolas agrotécnicas condições para o ensino
da produção textual oral e escrita, através da criação
de laboratórios de produção de texto, assim como
desenvolver atividades que levarão os alunos a um domínio
satisfatório das variações lingüísticas,
para integrarem-se melhor no seu meio social ou ascender a outro meio
social. |
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