Jussara de Fátima Alves Campos Oliveira Dissertação na íntegra
 

Título: Do texto ao texto: uma abordagem interdisciplinar no ensino de Língua Portuguesa na Educação Profissional Agrícola.

Resumo: Este estudo discute a produção de textos em escolas agrotécnicas sob a ótica da Lingüística textual e da interdisciplinaridade. O objetivo da pesquisa foi buscar uma metodologia adequada para auxiliar os alunos de essas escolas produzirem textos coesos e coerentes, através do uso de um tratamento interdisciplinar. A metodologia que conduziu a pesquisa foi prioritariamente qualitativa e a amostra constituiu-se de redações feitas por 13 alunos, DO Curso Técnico em Agropecuária do CEFET- Urutaí/UNED – Morrinhos, com idades entre 15 e 46 anos. Foi usado um questionário no início da pesquisa, um balanço das atividades, aplicado ao final de cada semestre, e textos produzidos pelos alunos entre agosto de 2003 a junho de 2004. a fim de atender aos objetivos dessa pesquisa foram analisadas 38 redações. Inquietava-me o fato de os alunos do Curso de Técnico Agrícola, ao encerrar o curso, apresentarem, em sua maioria, uma produção textual muito aquém da esperada de um técnico que se encaminha para o mundo do trabalho. Minhas preocupações devem-se às dificuldades demonstradas pelos alunos ao produzir bons textos, tanto em relação à estrutura lingüística quanto ao nível de informação. Muitos dos textos apresentavam grandes problemas de coesão e coerência. Nota-se que os manuais de Português adotados pelas escolas de ensino médio não satisfazem as necessidades dos alunos, por insistirem em ensinar uma gramática dissociada da produção de textos. Observou-se também que há, ainda, um longo caminho a percorrer e ele passa por um contínuo diálogo entre professores do ensino médio e professores do ensino técnico, através de uma abordagem interdisciplinar. Se o objetivo é conseguir o bom desempenho dos alunos na escrita, o foco deveria ser não somente o ensino das maçantes regras gramaticais, mas fornecer aos alunos meios de se interessarem tanto pela leitura quanto pela descrita. Em decorrência disso, os alunos serão apresentados a bons exemplos de linguagem técnica e literária como um caminho para melhorar suas habilidades de escrita e ampliar suas visões de mundo. Assim, é necessário criar nas escolas agrotécnicas condições para o ensino da produção textual oral e escrita, através da criação de laboratórios de produção de texto, assim como desenvolver atividades que levarão os alunos a um domínio satisfatório das variações lingüísticas, para integrarem-se melhor no seu meio social ou ascender a outro meio social.