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Título:Integração
Curricular no PROEJA: a experiência do Instituto Federal de Pernambuco
Resumo: A institucionalização
do Programa Nacional de Integração da Educação
Básica com a Educação Profissional na Modalidade
de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), implantado pelo
Decreto 5.840/2006, já nasceu com a proposta de integração
curricular. Os princípios desse programa implicam a construção
de currículos adequados, visando contemplar as especificidades
do público a ele destinado, tendo como fundamento os pressupostos
da integração. Portanto, este programa faz parte de uma
política social focada no atendimento do público jovem e
adulto que não teve acesso à escolarização
na idade própria, possibilitando o acesso à educação
profissional integrada à educação básica.
Diante dessa realidade, foi possível constatar contradições
entre o discurso e a prática da integração dos cursos
oferecidos por este Programa. Duas questões se apresentaram para
investigação: 1ª) Qual o percurso trilhado na construção
de um currículo integrado, capaz de superar o modelo tradicional
e inflexível que articule a formação geral, formação
profissional e especificidades dos alunos e alunas da EJA, de forma unificada,
onde o trabalho seja enfocado como princípio educativo? 2ª)
Como se concretiza a vivência do PROEJA no cotidiano escolar? A
partir dessas questões, a pesquisa se estruturou tendo como objetivo
explicar a experiência de integração curricular nos
cursos técnicos oferecidos pelo Instituto Federal de Educação
de Pernambuco (IFPE) por intermédio do PROEJA. Trata-se de uma
pesquisa qualitativa de caráter descritivo que se utiliza dos seguintes
instrumentos de coleta de dados: a) fontes primárias (documentos
oficiais, planos de cursos, quadro de horários, matrizes curriculares);
b) fontes secundárias (literatura sobre EJA e sobre políticas
públicas para educação); c) questionários
fechado; d) observação. Os dados coletados contribuíram
para compreender que a prática de integração curricular
do PROEJA no IFPE, está bem distante dos princípios de integração
e dos pressupostos da EJA. Diante da análise realizada, concluiu-se
que é preciso que a Rede Federal de Educação Profissional,
Científica e Tecnológica enfrente a responsabilidade de
preparar os docentes e equipes pedagógicas para se apropriarem
conceitualmente sobre os problemas e necessidades desse público
e dos pressupostos da integração para de fato oferecer educação
capaz de garantir ao cidadão trabalhador a autonomia pronunciada
nos documentos que fundamental as bases estruturantes do Programa. |
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