Título:
O uso da planilha eletrônica Excel como ferramenta
na matemática do ensino médio do Centro Federal de Educação
Tecnológica de Januária - MG
Resumo: A realidade atual
se apresenta como um momento singular para a utilização
de novas tecnologias no ensino e o computador passou a fazer parte do
cotidiano escolar. As investigações sobre possíveis
vantagens do uso das tecnologias no ensino são importantes para
subsidiarem os professores no processo de preparação de
novas formas de abordagem dos conteúdos e ao mesmo tempo poderão
apontar para um atraente instrumento facilitador da aprendizagem para
os alunos. Esta pesquisa tem como objetivo desenvolver atividades que
promovam habilidades na construção de conhecimentos matemáticos
dos alunos do Curso Técnico em Agropecuária e Ensino Médio
do Centro Federal de Educação Tecnológica de Januária.
Trata-se de uma inovação abordando Estatística e
Matemática com a planilha eletrônica Excel®. As análises
a posteriori apontam ser adequada a utilização da planilha
Excel® como recurso didático no processo de ensino-aprendizagem
de conceitos matemáticos. A pesquisa proporciona uma reflexão
sobre a necessidade de se democratizar o acesso ao computador, fazendo
com que o mesmo seja mais uma ferramenta na busca por um CEFET que implemente
um currículo mais comprometido com uma educação inovadora
e de qualidade.
|