|
Título:
Informática na educação: construção
e análise de uma hipermídia como recurso didático
em CD-ROM.
Resumo: O presente trabalho objetivou
a construção e análise de um software educativo,
enfocando o uso da informática na educação como uma
poderosa ferramenta para auxiliar o processo ensino-aprendizagem de conteúdos,
inerentes à organização curricular das Instituições
de Ensino. Foi construído, avaliado e analisado o software educativo
hipermídia em CD-ROM: “Os Caminhos da Banana” que contém
várias páginas de conteúdos, fotos e demais recursos
educacionais para enriquecer a apresentação das etapas que
compreendem “da produção ao consumo” da banana,
tendo como referência a CEASA-GO – Centrais de Abastecimento
de Goiás. Este software foi desenvolvido por uma equipe interdisciplinar
do Centro Federal de Educação Tecnológica de Urutaí,
direcionado para os alunos do Curso Técnico Agrícola. Após
a sua confecção, foi realizada uma avaliação
para posterior análise dos resultados, tendo em vista os subsídios
teóricos educacionais abordados nesta pesquisa. Foram aplicados
questionários a dois grupos, referenciados como A e B constituído
por alunos e profissionais envolvidos diretamente com as áreas:
agrícola, informática e educacional, respectivamente. Concluímos
que o uso adequado do computador, mediado pelo professor, consciente da
sua importância neste processo, poderá contribuir para a
construção do conhecimento do aluno, ajudando-o a transpor
dificuldades de aprendizagem, pois com a integração de várias
mídias, aliadas à interatividade, o processo de ensino-aprendizagem
poderá ampliar o leque de opções,
promovendo, significativamente, o desenvolvimento das habilidades intelectuais
e cognitivas dos alunos.
|
|