Juliana Cristina da Costa Fernandes Dissertação na íntegra
 

Título: Informática na educação: construção e análise de uma hipermídia como recurso didático em CD-ROM.

Resumo: O presente trabalho objetivou a construção e análise de um software educativo, enfocando o uso da informática na educação como uma poderosa ferramenta para auxiliar o processo ensino-aprendizagem de conteúdos, inerentes à organização curricular das Instituições de Ensino. Foi construído, avaliado e analisado o software educativo hipermídia em CD-ROM: “Os Caminhos da Banana” que contém várias páginas de conteúdos, fotos e demais recursos educacionais para enriquecer a apresentação das etapas que compreendem “da produção ao consumo” da banana, tendo como referência a CEASA-GO – Centrais de Abastecimento de Goiás. Este software foi desenvolvido por uma equipe interdisciplinar do Centro Federal de Educação Tecnológica de Urutaí, direcionado para os alunos do Curso Técnico Agrícola. Após a sua confecção, foi realizada uma avaliação para posterior análise dos resultados, tendo em vista os subsídios teóricos educacionais abordados nesta pesquisa. Foram aplicados questionários a dois grupos, referenciados como A e B constituído por alunos e profissionais envolvidos diretamente com as áreas: agrícola, informática e educacional, respectivamente. Concluímos que o uso adequado do computador, mediado pelo professor, consciente da sua importância neste processo, poderá contribuir para a construção do conhecimento do aluno, ajudando-o a transpor dificuldades de aprendizagem, pois com a integração de várias mídias, aliadas à interatividade, o processo de ensino-aprendizagem poderá ampliar o leque de opções,
promovendo, significativamente, o desenvolvimento das habilidades intelectuais e cognitivas dos alunos.