Júlia Oliveira Barros Santoro Dissertação na íntegra
 

Título: Diagnóstico das agroindústrias familiares rurais do município de Pinheiral – RJ: um instrumento para a formação do técnico em agropecuária do Campus Pinheiral do Instituto Federal do Rio de Janeiro.

Resumo: O Ensino Agrícola deve permitir ao estudante desenvolver sua capacidade de construção de conhecimento a partir da prática interativa com a realidade do seu meio, possibilitando, assim, a efetiva aplicação dos conhecimentos teóricos na prática. Dessa forma, esta pesquisa teve como principal objetivo conduzir os estudantes a campo para realizar o diagnóstico das agroindústrias familiares rurais locais e, utilizá-lo como um instrumento para a formação do Técnico em Agropecuária do CANP/IFRJ. A pesquisa foi realizada no Campus Nilo Peçanha - Pinheiral do Instituto Federal do Rio de Janeiro – CANP/IFRJ com 25 estudantes da terceira série do curso Técnico em Agropecuária da turma 311/2011 e, também, na área rural do município de Pinheiral - RJ com 34 produtores rurais. Nesse âmbito, o desenvolvimento do trabalho de campo possibilitou ao corpo discente contato com a realidade dos produtores rurais, o conhecimento da produção agropecuária e dos produtos processados no município, além de despertar nos estudantes o senso crítico do afastamento do CANP/IFRJ com a comunidade rural e das muitas possibilidades de inserção que a instituição pode ter, junto aos produtores rurais, por meio da promoção de atividades de extensão rural e assistência técnica com a efetiva participação dos estudantes, o que na opinião deles promove o diálogo entre  teoria e prática, que é de fundamental importância  para a sua formação profissional. Os procedimentos metodológicos adotados para o desenvolvimento da pesquisa junto aos estudantes foram a aplicação de questionários, elaborados com base em roteiros estruturados com perguntas abertas e fechadas no início e no final do ano letivo de 2011 e, também, a realização da dinâmica do grupo focal, para conhecer as percepções, os sentimentos, as atitudes e as ideias  dos estudantes após o trabalho de campo proposto. Em relação à participação dos produtores rurais na pesquisa, eles foram entrevistados pelos estudantes que utilizaram um roteiro estruturado contendo perguntas abertas e fechadas e, na oportunidade da entrevista, também tiveram suas propriedades visitadas. Além disso, os resultados da pesquisa indicaram a necessidade de estimular o desenvolvimento de atividades interdisciplinares, utilizando as propriedades rurais do município como unidades de experimentação participativa. Comprovou-se, então, que, por meio dessas atividades os estudantes puderam vivenciar e conhecer as reais dificuldades dos produtores rurais do município e como aplicar, de fato, na prática seus conhecimentos teóricos, deixando-os melhor preparados para o mundo do trabalho. Em suma, a realização dessas atividades possibilitou a aproximação do CANP/IFRJ aos produtores rurais do município que, juntos, podem traçar estratégias e buscar alternativas para o desenvolvimento do arranjo produtivo local.