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Título:
Instituto Federal de Educação, Ciência
e Tecnologia Catarinense: Os Desafios de sua Implantação
e Qualificação/Complementação do Quadro Docente.
Resumo: Em 2007, o Governo
Federal propôs, através de uma Chamada Pública do
Ministério da Educação (Brasil, MEC/SETEC Nº.
2/2007), intitulada “Chamada Pública de Propostas para a
Constituição dos Institutos Federais de Educação,
Ciência e Tecnologia” – a implantação
dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia”.
Em 29 de dezembro de 2008 a Lei nº 11.892 deu nova configuração
à Rede Federal de Educação Profissional no Brasil,
implantando oficialmente os Institutos Federais. A diretriz legal incluiu
apoio à implementação da nova infraestrutura, com
a exigência das instituições continuarem com a oferta
de: 50% do ensino médio, 20% licenciatura, 30% tecnológicos
e bacharelados na área de engenharia, pós graduação
lato sensu e stricto sensu. O presente estudo analisa a implantação
do Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú, investigando
o impacto da transferência com foco especial nas necessidades relacionadas
à ampliação e qualificação do quadro
docente. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, de caráter
“estudo de caso”, tendo como foco de análise o Instituto
Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense,
composto por seis campi, porém, o universo amostral foi o Campus
Camboriú, formado pelo antigo Colégio Agrícola de
Camboriú, que, acredita-se, poderá possibilitar reflexões
e inferências para os demais. O estudo apresenta três momentos
distintos: primeiro consistiu no aprofundamento do referencial teórico
de forma a fundamentar as análises da pesquisa. No segundo, foi
feita uma coleta de dados in loco na Instituição objeto
do estudo. No terceiro momento, realizou-se uma análise de dados,
reflexões e apresentação de sugestões. O levantamento
de dados referentes à gestão do Campus, foi realizado através
de questionários junto aos docentes. Investigou-se o quadro de
docentes do campus e a necessidade de qualificação e capacitação
para cumprir as novas demandas de oferecimento de cursos superiores. Através
dos dados coletados, foi possível apresentar propostas de reestruturação,
visando à implementação de novos cursos nas áreas
de: Informação e Comunicação, Recursos Naturais,
Licenciaturas, Gestão de Negócios, Ambiente, Saúde
e Segurança e Produção Industrial, levando-se em
consideração o Projeto de Desenvolvimento Institucional
(PDI). Com base no estudo, constatou-se a necessidade de maior investimento
na capacitação docente, a fim de atender às especificidades
da nova instituição criada pelo Governo Federal: os Institutos
Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. |
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