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Título:
Organização do trabalho pedagógico dos professores
do ifam - Campus são Gabriel da cachoeira: um estudo das concepções
pedagógicas que fundamentam sua prática docente.
Resumo: O Instituto Federal de Educação,
Ciência e Tecnologia do Amazonas – Campus São Gabriel
da Cachoeira situa-se no alto Rio Negro, Amazonas, onde convivem povos
indígenas de várias etnias com diferentes línguas,
usos, costumes e tradições. Entre os muitos desafios que
estão postos a este campus para a construção de uma
educação para todos, que possibilite acesso aos conhecimentos
universais e valorize, ao mesmo tempo, as práticas e saberes tradicionais
das populações indígenas, está o da qualificação
dos professores em planejar a mediação da construção
do processo ensino-aprendizagem de alunos indígenas, no mesmo espaço
escolar de outros alunos não indígenas. O estudo aqui proposto
teve por objetivo investigar quais concepções pedagógicas
os professores utilizam como base para a organização do
seu trabalho pedagógico. Trata-se de uma pesquisa descritiva caracterizada
como um estudo de caso, realizada no Instituto Federal de Educação,
Ciência e Tecnologia do Amazonas – Campus São Gabriel
da Cachoeira, com onze professores do Curso Técnico em Agropecuária,
os quais ministram disciplinas da área técnico-profissionalizante
em comunidades indígenas, assim como no campus. Realizamos a coleta
de dados a partir de quatro etapas de trabalho: Etapa 1: fizemos uma pesquisa
bibliográfica, onde houve o respaldo do embasamento teórico
nos autores que tratam das questões pertinentes ao presente estudo;
Etapa 2: realizamos a pesquisa de campo com os professores do curso Técnico
em Agropecuária, por meio de questionários sobre as concepções
pedagógicas em sua prática escolar, bem como sobre o seu
perfil profissional; Etapa 3: analisamos seus planos de ensino, os quais
nos permitiram observar como planejavam sua prática pedagógica,
através dos procedimentos metodológicos, os recursos que
seriam utilizados para as aulas e os instrumentos de avaliação;
Etapa 4: utilizamos a observação participante para descrever
a participação desses professores na construção
do Projeto Político Pedagógico do campus. O material coletado
foi interpretado a partir do marco teórico adotado onde utilizamos
a análise de conteúdo para esse fim. Ao procurarmos conhecer
como os professores organizaram, tanto seu trabalho pedagógico,
como o Projeto Político Pedagógico do campus, percebemos
que os mesmos não entendem que há uma relação
entre educação e sociedade, em consequência, não
possuem um entendimento do sentido da educação para a sociedade
em que o campus está inserido e, portanto, não existe uma
concepção pedagógica definida que fundamente a organização
de seu trabalho pedagógico. Para atender a diversidade etno-pluri-cultural
dessa região, viabilizando um modelo de educação
diferenciada, a atualização permanente é uma necessidade
fundamental e inequívoca, portanto, enfatizamos a importância
dessa formação para promover o desenvolvimento contínuo
dos professores, com ações que o levem a investigar, pesquisar
e interagir, possibilitando a ampliação de seus conhecimentos
e a superação, tanto de sua concepção em relação
à educação, quanto dos desafios e problemas do seu
cotidiano escolar. |
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