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Título:
Gêneros textuais escritos na prática escolar
dos alunos do curso técnico de agroindústria
Resumo: Esta pesquisa
objetivou investigar o modo como os gêneros textuais escritos são
utilizados, por professores e alunos, na prática escolar do Curso
de Agroindústria na Escola Agrotécnica Federal de Belo Jardim
– PE, explorados em situação didática pelos
docentes das diversas disciplinas do eixo profissional. Visava assim,
saber quais os gêneros estudados, que tipo de tratamento pedagógico
é dado a esses gêneros, se as práticas textuais contribuem
para a atuação do técnico no mundo do trabalho e
qual a relação que os gêneros estudados em sala de
aula têm com o mundo do trabalho. Tendo por base esse objetivo,
foi necessário desenvolver uma metodologia adequada às particularidades
do assunto a investigar, de forma a obtermos uma resposta eficaz. Para
tanto, foi pensada uma abordagem qualitativa das atividades desenvolvidas
nas aulas de Agroindústria, assim como a aplicação
de questionários a docentes e discentes, observação
presencial de aulas e recolha de trabalhos escritos por alguns discentes.
O questionário solicitado aos docentes teve por objetivo conhecer
a sua formação, os procedimentos didático-pedagógicos,
as dificuldades encontradas no exercício da docência e sua
apreciação sobre a assimilação por parte de
seus discentes. Já o questionário solicitado aos discentes,
teve por finalidade conhecer seus gostos de leitura e importância
que os mesmos dão à leitura e escrita, tipos de textos que
os mesmos escrevem nas aulas técnicas e que tipo de estímulo
os docentes lhes dão como ajuda para a conclusão dos seus
trabalhos. Depois de analisados todos os dados recolhidos, verificamos
que existe ainda um longo caminho a percorrer. Acreditamos que, se os
docentes de Agroindústria olharem os textos utilizados de outro
modo, terão em mãos uma ferramenta de grande utilidade,
que os ajudará a aprimorarem as metas pretendidas, já que
toda a enunciação de fabricação dos produtos
de Agroindústria nada mais é do que o resultado do contato
com os diferentes gêneros textuais. |
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