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Título:
ENSINO TÉCNICO E SUSTENTABILIDADE: O Papel do Egresso
da Escola Agrotécnica Federal de Colorado do Oeste - RO.
Resumo: Este trabalho
de pesquisa objetivou revelar a atuação dos egressos da
Escola Agrotécnica Federal de Colorado do Oeste – RO e as
contribuições desses profissionais para a sustentabilidade
sócio-econômica do município em questão. Analisou-se
o papel da Escola na formação profissional de jovens que
desenvolvem suas atividades profissionais em setores da economia do referido
município. Mostrou-se, com a Pesquisa, a importância do acompanhamento
de Egressos para a Instituição. A Pesquisa foi desenvolvida
no município de Colorado do Oeste – RO e para tanto foi realizado
o mapeamento da população de egressos colocados no mundo
do trabalho pela instituição no período de 1997 a
2007; identificadas as atividades profissionais desenvolvidas pelos egressos
e pontuadas aquelas promotoras do desenvolvimento com sustentabilidade
sócio-econômica; e ainda, elaborados os perfis dos egressos
e das empresas e/ou negócios nas quais desenvolvem suas atividades.
A Pesquisa foi realizada através de entrevistas com a aplicação
de questionários semi-estruturados para os egressos. A metodologia
usada na realização da pesquisa foi a qualitativa. A pesquisa
mostrou a educação profissional em suas diferentes épocas,
e sua importância na formação profissional dos jovens.
O Projeto Político Pedagógico do Curso, o Projeto Político
Pedagógico Institucional e a Missão da Escola foram instrumentos
norteadores na realização dessa pesquisa. A concepção
de sustentabilidade preconizada por Aloísio Ruscheinsky (2004:18),
e importantes eventos sobre Meio Ambiente, como: A Conferência das
Nações Unidas sobre o Ambiente Humano, em Estocolmo - Suécia,
realizada em 1972, Relatório de Brundtland, A ECO-92, conhecida
como a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente
e o Desenvolvimento, dentre outros, foram importantes na realização
dessa Pesquisa. Mostrou ainda que aspectos econômicos, sociais e
ambientais dimensionam o desenvolvimento em sua perspectiva de sustentabilidade
ressaltando a forte ligação entre a sustentabilidade econômica
e a ambiental. A Pesquisa permitiu inferir que os egressos estão
aos poucos se apropriando de novas discussões sobre a sustentabilidade,
e que a dimensão econômico-produtiva continua a ser o maior
foco das ações implementadas e, por conseguinte, passam
a ter maior visibilidade por parte dos egressos. A pesquisa observou que
o nível de apreensão do sentido do desenvolvimento econômico,
em geral, e da sustentabilidade, em termos específicos, começa
a incorporar aspectos qualitativos do crescimento econômico, responsabilidade
social e com o Meio Ambiente. Identificou-se que as ações
implementadas na promoção da sustentabilidade econômica
e social do município estão sendo praticadas pelos egressos
que atuam em empresas Públicas Estaduais e nas Casas Agropecuárias,
empresas essas, voltadas ao desenvolvimento de atividades ligadas ao setor
primário da economia local. A Pesquisa revelou que a maioria dos
egressos desenvolve suas atividades nos setores produtivos urbanos, em
detrimento a uma minoria que está no meio rural, e mesmo aqueles
oriundos da zona rural não voltam àquele meio, motivados
por problemas econômicos, sociais, estruturais e educacionais existentes.
Esclareceu ainda a importância da Escola inserir em seu Currículo
ações didático-pedagógicas para a discussão
da sustentabilidade sócio econômica do município de
Colorado do Oeste - RO. |
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