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Título:
Educação Ambiental na recuperação
e conservação derecursos naturais: a percepção
dos parceleiros do Assentamento Poções – Rialma/GO.
Resumo: O presente trabalho
foi realizado com os parceleiros do Assentamento Poções,
localizado às margens do Rio das Almas no município de Rialma,
Estado de Goiás. O objetivo consistiu em diagnosticar, analisar
e compreender como os parceleiros interagem com o ambiente no seu cotidiano
e implementar uma ação extensionista nessa realidade. O
método utilizado foi a pesquisa qualitativa, através de
revisão bibliográfica e levantamento de dados por meio da
observação participante e aplicação de questionários
a 46 proprietários de parcelas. Constatou-se que a maioria dos
parceleiros entrevistados, embora inseridos num processo de uso e produção
do espaço que não estão de acordo às práticas
sustentáveis, demonstram o domínio de conceitos relacionados
ao uso sustentável dos recursos naturais. A partir dessas percepções,
buscou-se propor uma concepção de Educação
Ambiental que vislumbre a necessidade de colocar em prática os
conhecimentos construídos, principalmente no que se refere ao uso
correto dos recursos naturais. As experiências vivenciadas junto
ao Assentamento Poções mostraram o quanto é importante
a valorização das percepções de uma dada comunidade
a respeito do ambiente em que vive. A pesquisa desdobrou-se numa proposta
de Educação Ambiental na perspectiva da recuperação
e conservação dos recursos naturais, a qual foi adotada
pelo Instituto Federal Goiano – Campus Ceres (IFGoiano) em atividades/projetos
de extensão rural. Busca-se, através desse tipo de intervenção,
garantir o uso racional dos recursos naturais do Assentamento e desenvolver
uma nova perspectiva para a atuação da Instituição
enquanto executora de políticas públicas. |
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