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Título:
Concepções dos Professores e Alunos sobre
o Processo de Avaliação da Disciplina Química no
Centro Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Minas
Gerais - Campus Bambuí
Resumo: O objetivo desta
pesquisa é o de contribuir para uma reflexão sobre a avaliação
na disciplina de química no ensino médio, levando-se em
conta o ensino-aprendizagem. Para tanto, fez-se uma revisão de
literatura sobre o assunto, destacando-se os aspectos sócio-cognitivo,
filosófico, metodológico, bem como os aspectos históricos,
procurando repassar ao docente uma prática de avaliação
dentro de um contexto prático e crítico, voltado à
escola na qual se desenvolve a pesquisa. Com a avaliação
formativa procurou-se dar uma formatação sócio-cognitiva,
à mesma já que através das pesquisas da educação
em química, os diversos autores consultados priorizam a avaliação
formativa, quando estimulando o uso da metacognição procura
dar ênfase à resolução de problemas de química
num ambiente cooperativo.Correlacionando-se a prática avaliativa
com as teorias existentes sobre o assunto, procedeu-se a estudo de caso
qualitativo, para tanto, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas
e questionários abertos desenvolvidos com professores e alunos,
sendo um professor por série e uma classe por professor. Além
desses instrumentos, fizemos observações da prática
de avaliação em sala de aula, na modalidade observação
participante, bem como a observação e análise de
instrumentos de avaliação e documentos da escola. Conclui-se
que a avaliação praticada pelos professores sujeitos da
pesquisa, cuja escola não oferece condições ideais
para uma avaliação formativa, presta-se mais ao jogo institucional
ou social, que lhes é imposto pelo sistema de ensino, que ao jogo
pedagógico mais coerente com a avaliação formativa.
Assim, pouco contribui para o processo ensino-aprendizagem de química. |
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