José Antonio Santana de Sales Dissertação na íntegra
 

Título: Concepções dos Professores e Alunos sobre o Processo de Avaliação da Disciplina Química no Centro Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Minas Gerais - Campus Bambuí

Resumo: O objetivo desta pesquisa é o de contribuir para uma reflexão sobre a avaliação na disciplina de química no ensino médio, levando-se em conta o ensino-aprendizagem. Para tanto, fez-se uma revisão de literatura sobre o assunto, destacando-se os aspectos sócio-cognitivo, filosófico, metodológico, bem como os aspectos históricos, procurando repassar ao docente uma prática de avaliação dentro de um contexto prático e crítico, voltado à escola na qual se desenvolve a pesquisa. Com a avaliação formativa procurou-se dar uma formatação sócio-cognitiva, à mesma já que através das pesquisas da educação em química, os diversos autores consultados priorizam a avaliação formativa, quando estimulando o uso da metacognição procura dar ênfase à resolução de problemas de química num ambiente cooperativo.Correlacionando-se a prática avaliativa com as teorias existentes sobre o assunto, procedeu-se a estudo de caso qualitativo, para tanto, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas e questionários abertos desenvolvidos com professores e alunos, sendo um professor por série e uma classe por professor. Além desses instrumentos, fizemos observações da prática de avaliação em sala de aula, na modalidade observação participante, bem como a observação e análise de instrumentos de avaliação e documentos da escola. Conclui-se que a avaliação praticada pelos professores sujeitos da pesquisa, cuja escola não oferece condições ideais para uma avaliação formativa, presta-se mais ao jogo institucional ou social, que lhes é imposto pelo sistema de ensino, que ao jogo pedagógico mais coerente com a avaliação formativa. Assim, pouco contribui para o processo ensino-aprendizagem de química.