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Título:
As representações sociais de estudantes e egressos do Curso
Técnico em Agropecuária do Instituto Federal Sudeste de
Minas Gerais - Campus Barbacena, sobre o mercado de trabalho agropecuário.
Resumo: Este estudo tem por objetivo
analisar as representações sociais de alunos e egressos
do curso técnico em agropecuária do Instituto Federal Sudeste
de Minas, Campus de Barbacena sobre o mercado de trabalho agropecuário
bern como identificar seus principais problemas e potenciais durante a
vida acadêmica e depois de formados, já inseridos no mundo
do trabalho. O curso técnico agrícola tern uma função
social primordial para o desenvolvimento local e regional, mas, o mesmo,
aparentemente, não está atendendo a esta expectativa. Tem-se
observado, nos últimos anos, no referido curso, um baixo percentual
de atuação profissional dos jovens egressos no mundo do
trabalho rural em contraposição a uma realidade sócio-
econômica regional em que a escola está inserida que é
predominantemente de agricultura familiar. Partindo da temática
mercado de trabalho agropecuário, foi utilizada como suporte teórico
desta pesquisa a Teoria das Representações Sociais de Serge
Moscovici. Realizou-se um levantamento com aplicação de
questionários estruturados, semi-estruturados e um teste de evocação
livre em uma amostra de 39 % dos alunos has três séries do
curso técnico em agropecuária e outra amostra de 89 % dos
egressos do ano de 2009 do mesmo curso, já inseridos no mundo do
trabalho. Os dados da pesquisa foram discutidos baseados na bibliografia
estudada apontando as representações sociais de estudantes
e egressos do IF - Campus Barbacena acerca do mercado de trabalho agropecuário.
O resultado da pesquisa auxilia no entendimento de questões relacionadas
ao reduzido número de egressos corn atuação no mercado
de trabalho agropecuário, principalmente a atuação
profissional na agricultura familiar, sendo importante instrumento para
a re-estruturação pedagógica e adequação
do curso à realidade rural regional, fazendo jus às políticas
públicas de apoio juventude rural.
Palavras - chave: Representações sociais, egressos, educação
profissional rural Desenvolvimento Rural Sustentável.
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