José Alcir Barros de Oliveira Dissertação na íntegra
 

Título: As representações sociais de estudantes e egressos do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais - Campus Barbacena, sobre o mercado de trabalho agropecuário.

Resumo: Este estudo tem por objetivo analisar as representações sociais de alunos e egressos do curso técnico em agropecuária do Instituto Federal Sudeste de Minas, Campus de Barbacena sobre o mercado de trabalho agropecuário bern como identificar seus principais problemas e potenciais durante a vida acadêmica e depois de formados, já inseridos no mundo do trabalho. O curso técnico agrícola tern uma função social primordial para o desenvolvimento local e regional, mas, o mesmo, aparentemente, não está atendendo a esta expectativa. Tem-se observado, nos últimos anos, no referido curso, um baixo percentual de atuação profissional dos jovens egressos no mundo do trabalho rural em contraposição a uma realidade sócio- econômica regional em que a escola está inserida que é predominantemente de agricultura familiar. Partindo da temática mercado de trabalho agropecuário, foi utilizada como suporte teórico desta pesquisa a Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici. Realizou-se um levantamento com aplicação de questionários estruturados, semi-estruturados e um teste de evocação livre em uma amostra de 39 % dos alunos has três séries do curso técnico em agropecuária e outra amostra de 89 % dos egressos do ano de 2009 do mesmo curso, já inseridos no mundo do trabalho. Os dados da pesquisa foram discutidos baseados na bibliografia estudada apontando as representações sociais de estudantes e egressos do IF - Campus Barbacena acerca do mercado de trabalho agropecuário. O resultado da pesquisa auxilia no entendimento de questões relacionadas ao reduzido número de egressos corn atuação no mercado de trabalho agropecuário, principalmente a atuação profissional na agricultura familiar, sendo importante instrumento para a re-estruturação pedagógica e adequação do curso à realidade rural regional, fazendo jus às políticas públicas de apoio juventude rural.
Palavras - chave: Representações sociais, egressos, educação profissional rural Desenvolvimento Rural Sustentável.