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Título:
Análise comparativa dos modelos de Educação Profissional
Agrícola: Sistema Escola-Fazenda e a Formação por
Competência no Centro Federal de Educação Tecnológica
de Urutaí/GO
Resumo: O presente trabalho tem por
objetivo analisar os Modelos Curriculares implementados no Sistema Escola-Fazenda
e no Currículo por Competência. O local do estudo foi o Centro
Federal de Educação Tecnológica de Urutaí/GO
(CEFET Urutaí), por ser uma das instituições pioneiras
na implementação dos dois modelos curriculares. Partindo
desse pressuposto, procurou-se organizar o trabalho em dois momentos.
O primeiro fundamentou-se, principalmente, no recolhimento, catalogação,
organização, leitura e interpretação de textos
sobre o Ensino Agrícola no país, a origem do CEFET de Urutaí,
o Sistema Escola-Fazenda (SEF) e a Reforma da Educação Profissional
(REP) na área Agropecuária. No segundo momento, realizaram-se
o levantamento, a implementação e o funcionamento dos modelos
para a educação agrícola; utilizou-se, para isto,
a observação participativa através de entrevistas
e questionários aos docentes, para obter-se a opinião dos
atores do processo. Observou-se, através dos depoimentos, que os
docentes ainda sentem dificuldades para adaptar-se ao Currículo
por Competência. Destacou-se também a redução
das atividades práticas, que eram intensas no Sistema Escola-Fazenda.
Para os docentes, são nas Unidades Educativas de Produção
(UEPs) que os alunos desenvolveriam o aprender a fazer, a ser, a conhecer
e a conviver. Observou-se nos depoimentos a necessidade de um melhor preparo
dos docentes para maior entendimento da REP, o que pode ser observado
pelo grande número de Matrizes Curriculares implantadas e reorganizadas
no CEFET Urutaí/GO, no período compreendido entre 1995 a
2003. A separação do Ensino Médio da Educação
Profissional também foi apontada pelos docentes como um problema
a ser superado. Portanto, o propósito desta pesquisa foi apresentar
um material que gere reflexões sobre os modelos, já que
novas legislações estão em vigor (Decreto n.º
5.154/04; Parecer CEB/CNE n.º 39/05 e a Resolução n.º
01/05), trazendo novamente para debate a Reforma da Educação
Profissional no CEFET Urutaí/GO e no Brasil. |
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