José de Oliveira Campos Dissertação na íntegra
 

Título: Análise comparativa dos modelos de Educação Profissional Agrícola: Sistema Escola-Fazenda e a Formação por Competência no Centro Federal de Educação Tecnológica de Urutaí/GO

Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar os Modelos Curriculares implementados no Sistema Escola-Fazenda e no Currículo por Competência. O local do estudo foi o Centro Federal de Educação Tecnológica de Urutaí/GO (CEFET Urutaí), por ser uma das instituições pioneiras na implementação dos dois modelos curriculares. Partindo desse pressuposto, procurou-se organizar o trabalho em dois momentos. O primeiro fundamentou-se, principalmente, no recolhimento, catalogação, organização, leitura e interpretação de textos sobre o Ensino Agrícola no país, a origem do CEFET de Urutaí, o Sistema Escola-Fazenda (SEF) e a Reforma da Educação Profissional (REP) na área Agropecuária. No segundo momento, realizaram-se o levantamento, a implementação e o funcionamento dos modelos para a educação agrícola; utilizou-se, para isto, a observação participativa através de entrevistas e questionários aos docentes, para obter-se a opinião dos atores do processo. Observou-se, através dos depoimentos, que os docentes ainda sentem dificuldades para adaptar-se ao Currículo por Competência. Destacou-se também a redução das atividades práticas, que eram intensas no Sistema Escola-Fazenda. Para os docentes, são nas Unidades Educativas de Produção (UEPs) que os alunos desenvolveriam o aprender a fazer, a ser, a conhecer e a conviver. Observou-se nos depoimentos a necessidade de um melhor preparo dos docentes para maior entendimento da REP, o que pode ser observado pelo grande número de Matrizes Curriculares implantadas e reorganizadas no CEFET Urutaí/GO, no período compreendido entre 1995 a 2003. A separação do Ensino Médio da Educação Profissional também foi apontada pelos docentes como um problema a ser superado. Portanto, o propósito desta pesquisa foi apresentar um material que gere reflexões sobre os modelos, já que novas legislações estão em vigor (Decreto n.º 5.154/04; Parecer CEB/CNE n.º 39/05 e a Resolução n.º 01/05), trazendo novamente para debate a Reforma da Educação Profissional no CEFET Urutaí/GO e no Brasil.