José Renato de Sousa Dissertação na íntegra
 

Título: Análise das condições de ensino-aprendizagem decorrentes da implementação da reforma da Educação Profissional no Curso Técnica em Agropecuária do CEFET Uberaba-MG

Resumo: No ensino público profissionalizante brasileiro está em curso processos distintos que concorrem para a sua desconstrução e reconstrução. No bojo de tais processos a Reforma da Educação Profissional fez emergir a gestão democrática como um dos novos paradigmas que balizam os esforços que procuram dar à escola pública uma nova configuração organizacional e pedagógica. A gestão democrática e a autonomia delegada, no entanto, embora asseguradas como principios constitucionais e institucionalizadas nos sistemas de ensino públicos do pais, ainda carecem, em graus variáveis, de instrumentalização para a sua materialização na práxis pedagógica das escolas de educação profissional. O presente estudo focaliza o Curso Técnico em Agropecuária do CEFET de Uberaba, em Minas Gerais, objetivando a identificação das dificuldades e deficiêcias ocorridas no processo ensino/aprendizagem após a implementação das mudanças propostas pela REP. Foi constatado através de entrevistas e aplicação de questionário com os docentes do Curso Técnico em Agropecuária que as mudanças foram benéficas em sua amplitude, mas existem problemas que precisam ser solucionados, como a redução da carga horária de aulas práticas, a interdisciplinaridade insuficiente, a fragmentação exacerbada ocorrida por meio da modularização e a inadequação dos procedimentos que viabilizam o ensino por competências e habilidades. Concluiu-se que estas deficiêcias comprometem a qualidade da aprendizagem.