|
Título:
Análise das condições de ensino-aprendizagem decorrentes
da implementação da reforma da Educação Profissional
no Curso Técnica em Agropecuária do CEFET Uberaba-MG
Resumo: No ensino público profissionalizante
brasileiro está em curso processos distintos que concorrem para
a sua desconstrução e reconstrução. No bojo
de tais processos a Reforma da Educação Profissional fez
emergir a gestão democrática como um dos novos paradigmas
que balizam os esforços que procuram dar à escola pública
uma nova configuração organizacional e pedagógica.
A gestão democrática e a autonomia delegada, no entanto,
embora asseguradas como principios constitucionais e institucionalizadas
nos sistemas de ensino públicos do pais, ainda carecem, em graus
variáveis, de instrumentalização para a sua materialização
na práxis pedagógica das escolas de educação
profissional. O presente estudo focaliza o Curso Técnico em Agropecuária
do CEFET de Uberaba, em Minas Gerais, objetivando a identificação
das dificuldades e deficiêcias ocorridas no processo ensino/aprendizagem
após a implementação das mudanças propostas
pela REP. Foi constatado através de entrevistas e aplicação
de questionário com os docentes do Curso Técnico em Agropecuária
que as mudanças foram benéficas em sua amplitude, mas existem
problemas que precisam ser solucionados, como a redução
da carga horária de aulas práticas, a interdisciplinaridade
insuficiente, a fragmentação exacerbada ocorrida por meio
da modularização e a inadequação dos procedimentos
que viabilizam o ensino por competências e habilidades. Concluiu-se
que estas deficiêcias comprometem a qualidade da aprendizagem. |
|