José Antônio Bessa Dissertação na íntegra
 

Título: Pedagogia de projetos no ensino da Apicultura

Resumo: Este trabalho foi realizado junto alunos matriculados no módulo de apicultura do curso Técnico Agrícola com Habilitação em Zootecnia do Centro Federal de Educação Tecnológica de Uberaba - CEFET Uberaba. O trabalho teve como objetivos principais a construção de competências em apicultura pelos alunos e a caracterização da apicultura praticada em Uberaba, MG. A partir de um Projeto de trabalho desenvolvido em sala de aula, por alunos e professor, paralelamente ao módulo de apicultura, os alunos construíram instrumentos para caracterizarem as condições da apicultura desenvolvida no município de Uberaba. Quando se propôs o Projeto aos alunos pretendia-se sua inserção não somente na atividade escolar extra-classe, mas a participação na comunidade de apicultores como agentes capazes de operacionalizar transformações positivas através de efeito multiplicador. Eles ultrapassaram as fronteiras do ensino formal da escola e mantiveram contato com os apicultores do município de Uberaba, caracterizando-os e propondo-lhes alternativas técnicas. Durante o projeto os alunos participaram de atividades interdisciplinares e transdisciplinares, através da intervenção de professores de outras áreas e expressão de suas habilidades pessoais pela produção de música, história em quadrinhos e programa de informática com informações técnicas para os apicultores locais. Os alunos foram avaliados no início e final do módulo, para observação da evolução da aprendizagem. Outros instrumentos avaliativos foram aplicados tais como a auto-avaliação, construção de portifólio e registro de depoimentos. Observou-se que a maioria dos alunos agregou conhecimentos e adquiriram autonomia para o exercício técnico profissional da apicultura, indicando que a Pedagogia de Projetos poderá ser alternativa para o ensino de apicultura. Diante das respostas dos apicultores constatou-se que a apicultura local possui duas vertentes, sendo uma formada por profissionais que praticam a apicultura migratória, alcançando produções médias por colméias acima de 25kg de mel por ano e a outra por um outro grupo que possuem menos de 100 colméias, que têm a apicultura como atividade profissional secundária e alcançam produções médias por colméia abaixo de 25 kg de mel por ano. Questões técnicas como avaliação de qualidade de rainhas, substituições de rainhas e uso de alimentação artificial nos períodos de escassez de alimentos não são adotadas com freqüência pelos apicultores locais. Evidenciou-se dois momentos distintos de adesões à atividade. Um há mais de 16 anos e outro há menos de sete anos. Além do mel apenas a própolis é explorada comercialmente com maior freqüência pelos apicultores Com o projeto os alunos puderam também concluir que a apicultura local se encontra desarticulada e carente de subsídios técnicos.