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Título:
Pedagogia de projetos no ensino da Apicultura
Resumo: Este trabalho foi realizado
junto alunos matriculados no módulo de apicultura do curso Técnico
Agrícola com Habilitação em Zootecnia do Centro Federal
de Educação Tecnológica de Uberaba - CEFET Uberaba.
O trabalho teve como objetivos principais a construção de
competências em apicultura pelos alunos e a caracterização
da apicultura praticada em Uberaba, MG. A partir de um Projeto de trabalho
desenvolvido em sala de aula, por alunos e professor, paralelamente ao
módulo de apicultura, os alunos construíram instrumentos
para caracterizarem as condições da apicultura desenvolvida
no município de Uberaba. Quando se propôs o Projeto aos alunos
pretendia-se sua inserção não somente na atividade
escolar extra-classe, mas a participação na comunidade de
apicultores como agentes capazes de operacionalizar transformações
positivas através de efeito multiplicador. Eles ultrapassaram as
fronteiras do ensino formal da escola e mantiveram contato com os apicultores
do município de Uberaba, caracterizando-os e propondo-lhes alternativas
técnicas. Durante o projeto os alunos participaram de atividades
interdisciplinares e transdisciplinares, através da intervenção
de professores de outras áreas e expressão de suas habilidades
pessoais pela produção de música, história
em quadrinhos e programa de informática com informações
técnicas para os apicultores locais. Os alunos foram avaliados
no início e final do módulo, para observação
da evolução da aprendizagem. Outros instrumentos avaliativos
foram aplicados tais como a auto-avaliação, construção
de portifólio e registro de depoimentos. Observou-se que a maioria
dos alunos agregou conhecimentos e adquiriram autonomia para o exercício
técnico profissional da apicultura, indicando que a Pedagogia de
Projetos poderá ser alternativa para o ensino de apicultura. Diante
das respostas dos apicultores constatou-se que a apicultura local possui
duas vertentes, sendo uma formada por profissionais que praticam a apicultura
migratória, alcançando produções médias
por colméias acima de 25kg de mel por ano e a outra por um outro
grupo que possuem menos de 100 colméias, que têm a apicultura
como atividade profissional secundária e alcançam produções
médias por colméia abaixo de 25 kg de mel por ano. Questões
técnicas como avaliação de qualidade de rainhas,
substituições de rainhas e uso de alimentação
artificial nos períodos de escassez de alimentos não são
adotadas com freqüência pelos apicultores locais. Evidenciou-se
dois momentos distintos de adesões à atividade. Um há
mais de 16 anos e outro há menos de sete anos. Além do mel
apenas a própolis é explorada comercialmente com maior freqüência
pelos apicultores Com o projeto os alunos puderam também concluir
que a apicultura local se encontra desarticulada e carente de subsídios
técnicos. |
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