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Título:
As Representações Sociais e Transdisciplinares da Inclusão:
Estudo de Caso do Centro de Equoterapia implantado no Instituto Federal
de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas
- Campus Barbacena.
Resumo: A educação profissional
e o dever de incluir supõem considerações que extrapolam
a simples inovação educacional e que implica o reconhecimento
de que o outro é sempre e implacavelmente diferente, pois a diferença
é o que existe, a igualdade é inventada e a valorização
das diferenças impulsiona o progresso educacional. A relevância
deste trabalho é a de contribuir para a atual discussão
sobre a utilização da equoterapia como ferramenta de apoio,
em suas linhas de atuação e suas clientelas. O trabalho
se justifica por entender que a equoterapia é uma opção
promissora para os técnicos formados pelo IF Sudeste MG, considerando
que as adequações aos requisitos da terapia precisam de
conhecimentos de eqüinocultura. Objetivou, portanto, formar profissionais
técnicos visando à integração em equipes multiprofissionais
nos centros de equoterapia, valendo-se das experiências e constatações
resultantes das práticas de ensino no Instituto Federal de Educação
Tecnológica Sudeste de Minas - Campus Barbacena. Trata-se de um
estudo descritivo que visa identificar as representações
sociais e o perfil do grupo pesquisado, através de dados e fatos
colhidos da própria realidade e pesquisa bibliográfica.
A amostragem constituiu-se de 60 alunos do terceiro ano do curso Agropecuária
integrado ao Ensino Médio, 70 professores, 100 servidores, bem
como a comunidade externa composta pelos pais ou responsáveis pelos
praticantes. Para tanto, foram aplicados questionários semiestruturados
aos alunos, professores, servidores e comunidade. A partir dos resultados
obtidos, avaliaram-se as possibilidades e benefícios da implantação
definitiva do Centro de Equoterapia, visando à qualificação
profissional dos futuros técnicos, ampliando o universo de trabalho.
Concluiu-se, após os resultados positivos, que o Centro de Equoterapia
tem proporcionado espaço para o trabalho de pesquisa das áreas
de saúde e educação. Houve um ganho para as universidades
da região, no que tange às oportunidades para capacitação
profissional, incluindo estágios para os estudantes da área
de saúde, como fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, terapia
ocupacional, educação física, enfermagem, nutrição
e outras. Portanto, a tríade pesquisa/ensino/extensão foi
plenamente atendida. |
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