|
Título:
Trajetórias, Saberes e Experiências no Contexto
da Formação dos Técnicos Agrícolas do Instituto
Federal do Amazonas – Campus Manaus Zona Leste
Resumo: Este estudo tem
como propósito verificar de que modo o Campus Manaus Zona Leste
do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
do Amazonas trata dos saberes regionais, das vivências e dos conhecimentos
que seus alunos trazem ao chegar à Escola, especificamente os alunos
oriundos dos municípios do interior do Estado do Amazonas. Nesse
propósito procurou-se conhecer sobre a instituição
de ensino, sua história e sua dinâmica de funcionamento,
bem como saber sobre a realidade do interior do Amazonas, seus hábitos
e sua cultura. Para isso, foi aplicado um questionário junto a
18 alunos, representantes de 18 pólos regionais do Amazonas. Esses
alunos participaram também de entrevistas em grupo, com o intuito
de aprofundar as questões levantadas no questionário. Utilizou-se
também de um questionário que foi respondido por 08 docentes.
A pesquisa foi complementada com a análise de documentos da Escola,
como diários de classe, calendários escolares e conteúdo
programático das disciplinas. Aplicados os instrumentos de pesquisa,
verificou-se que o Campus Manaus Zona Leste não desenvolve atividades
que estimulem o uso dos saberes e das experiências de seus alunos,
entretanto, encontra-se na Escola professores que fazem uso desta prática
como forma de ensino, aproveitando dos conhecimentos trazidos pelos estudantes
para melhor desenvolver as atividades em sala de aula. |
|