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Título:
A construção de conceitos agroecológicos: produção
de alface em ambiente protegido influenciado pela cobertura do solo e
adubação orgânica
Resumo: Esta pesquisa objetiva observar
a interação entre metodologia (pedagogia de projeto) e o
experimento científico através do resultado da produção
de alface enfocando o uso de conhecimentos agroecológicos, em ambiente
protegido influenciada pela cobertura do solo e adubação
orgânica. O estudo foi conduzido no CEFET-UrutaI-GO no setor de
olericultura com participação dos alunos. O resultado da
pesquisa será repassado à Escolas Agrotécnicas, como
subsidio técnico-pedagógico, onde se observa o trabalho
interdisciplinar e transdisciplinar. Observou-se que a cobertura com TNT
(tecido não tecido) e adubação com húmus resultou
em um maior peso médio de cabeça seca, e o melhor adubo
orgânico foi sem dúvida o húmus que superou a testemunha
sem adubo orgânico. A cobertura com TNT e adubação
com húmus proporcionou também maior peso de cabeça
fresca. Os tratamentos com grama seca e sem cobertura exigiram maior controle
de ervas invasoras. Todo o trabalho está sendo demonstrado com
ilustrações de todas as etapas, bem como todos procedimentos
executados. Após a conclusão a parte técnica da produção
da cultura foi realizada a avaliação com os alunos participantes
através do questionário comparando os resultados obtidos
dos que vivenciaram durante todo o processo ou não Os alunos tiveram
maior compreensão e aprendizado na construção dos
conhecimentos, neste processo de ensino contextualizado. A pedagogia de
projeto, quando usada de forma consciente pelo professor, poderá
contribuir para a construção de conhecimento do aluno e
ajuda-lo a transpor dificuldades de aprendizagem, motivando a despertar
curiosidades em todo o processo produtivo, e desenvolvimento das habilidades
motoras e intelectuais. |
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