Joaquim Gonzaga do Amaral Dissertação na íntegra
 

Título: A construção de conceitos agroecológicos: produção de alface em ambiente protegido influenciado pela cobertura do solo e adubação orgânica

Resumo: Esta pesquisa objetiva observar a interação entre metodologia (pedagogia de projeto) e o experimento científico através do resultado da produção de alface enfocando o uso de conhecimentos agroecológicos, em ambiente protegido influenciada pela cobertura do solo e adubação orgânica. O estudo foi conduzido no CEFET-UrutaI-GO no setor de olericultura com participação dos alunos. O resultado da pesquisa será repassado à Escolas Agrotécnicas, como subsidio técnico-pedagógico, onde se observa o trabalho interdisciplinar e transdisciplinar. Observou-se que a cobertura com TNT (tecido não tecido) e adubação com húmus resultou em um maior peso médio de cabeça seca, e o melhor adubo orgânico foi sem dúvida o húmus que superou a testemunha sem adubo orgânico. A cobertura com TNT e adubação com húmus proporcionou também maior peso de cabeça fresca. Os tratamentos com grama seca e sem cobertura exigiram maior controle de ervas invasoras. Todo o trabalho está sendo demonstrado com ilustrações de todas as etapas, bem como todos procedimentos executados. Após a conclusão a parte técnica da produção da cultura foi realizada a avaliação com os alunos participantes através do questionário comparando os resultados obtidos dos que vivenciaram durante todo o processo ou não Os alunos tiveram maior compreensão e aprendizado na construção dos conhecimentos, neste processo de ensino contextualizado. A pedagogia de projeto, quando usada de forma consciente pelo professor, poderá contribuir para a construção de conhecimento do aluno e ajuda-lo a transpor dificuldades de aprendizagem, motivando a despertar curiosidades em todo o processo produtivo, e desenvolvimento das habilidades motoras e intelectuais.