|
Título:
Eleição de Diretores em dois Campi Agrícolas
do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
de Pernambuco: os Reflexos no Cotidiano Escolar
Resumo: Este
trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa realizada junto às
comunidades escolares dos Campi Barreiros e Belo Jardim, do Instituto
Federal de Pernambuco, envolvendo os segmentos discente, docente, técnico-administrativo
e de egressos. Nosso objetivo foi o de investigar os reflexos do processo
democrático de escolha dos diretores gerais através de eleição
direta no cotidiano daquelas unidades de ensino, pertencentes à
rede federal de educação profissional e tecnológica,
processo esse instituído pelo Decreto nº 4.877/2003. Dentre
outras questões, na pesquisa procuramos investigar se o processo
de eleição direta realizada naquelas duas escolas tinha
contribuído para a efetivação de uma gestão
realmente democrática, se os gestores eleitos tinham implementado
mecanismos que garantissem a participação da comunidade
na gestão escolar, se os segmentos da comunidade estavam tendo
participação na gestão e se essas eleições
e os gestores nelas eleitos tinham contribuído para a melhoria
da qualidade do ensino oferecido naquelas escolas. O propósito
dessas investigações foi confirmar ou refutar as teorias
já levantadas em trabalhos publicados por alguns estudiosos, entre
eles Vitor Henrique Paro e Luiz Fernandes Dourado, baseado ainda nas concepções
freireanas de gestão escolar participativa e democrática.
As discussões sobre a natureza da gestão democrática
e participativa nas escolas também se fizeram presentes em nossa
abordagem a partir das análises das entrevistas e das contribuições
dos diversos autores sobre o assunto. Como resultado de nossa pesquisa
constatamos que a eleição direta para diretores contribuiu
para uma ligeira melhoria nas escolas pesquisadas, sobretudo nos aspectos
de estrutura física e nas relações internas, mas
ela não garantiu de fato a implementação de uma gestão
democrática preconizada pelas teorias norteadoras deste trabalho
nem contribuiu para uma melhoria da qualidade de ensino ofertado. Esperamos
que o produto final de nosso trabalho se constitua em um referencial sobre
as questões que envolvem os problemas decorrentes de gestões
escolares autoritárias, centralizadoras e personalistas ainda hoje
existentes em nossas escolas, mesmo depois de implementadas as formas
democráticas de escolha dos gestores. |
|