João Pereira da Silva Filho Dissertação na íntegra
 

Título: Eleição de Diretores em dois Campi Agrícolas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco: os Reflexos no Cotidiano Escolar

Resumo: Este trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa realizada junto às comunidades escolares dos Campi Barreiros e Belo Jardim, do Instituto Federal de Pernambuco, envolvendo os segmentos discente, docente, técnico-administrativo e de egressos. Nosso objetivo foi o de investigar os reflexos do processo democrático de escolha dos diretores gerais através de eleição direta no cotidiano daquelas unidades de ensino, pertencentes à rede federal de educação profissional e tecnológica, processo esse instituído pelo Decreto nº 4.877/2003. Dentre outras questões, na pesquisa procuramos investigar se o processo de eleição direta realizada naquelas duas escolas tinha contribuído para a efetivação de uma gestão realmente democrática, se os gestores eleitos tinham implementado mecanismos que garantissem a participação da comunidade na gestão escolar, se os segmentos da comunidade estavam tendo participação na gestão e se essas eleições e os gestores nelas eleitos tinham contribuído para a melhoria da qualidade do ensino oferecido naquelas escolas. O propósito dessas investigações foi confirmar ou refutar as teorias já levantadas em trabalhos publicados por alguns estudiosos, entre eles Vitor Henrique Paro e Luiz Fernandes Dourado, baseado ainda nas concepções freireanas de gestão escolar participativa e democrática. As discussões sobre a natureza da gestão democrática e participativa nas escolas também se fizeram presentes em nossa abordagem a partir das análises das entrevistas e das contribuições dos diversos autores sobre o assunto. Como resultado de nossa pesquisa constatamos que a eleição direta para diretores contribuiu para uma ligeira melhoria nas escolas pesquisadas, sobretudo nos aspectos de estrutura física e nas relações internas, mas ela não garantiu de fato a implementação de uma gestão democrática preconizada pelas teorias norteadoras deste trabalho nem contribuiu para uma melhoria da qualidade de ensino ofertado. Esperamos que o produto final de nosso trabalho se constitua em um referencial sobre as questões que envolvem os problemas decorrentes de gestões escolares autoritárias, centralizadoras e personalistas ainda hoje existentes em nossas escolas, mesmo depois de implementadas as formas democráticas de escolha dos gestores.