|
Título:Resolução
de problemas: alternativa metodológica para mobilizar competências
e habilidades no ensino do custo de produção agroindustrial
no IFES – campus de Alegre.
Resumo: O presente trabalho teve como
objetivo verificar se houve aprendizado significativo dos alunos do curso
Técnico de Agroindústria do IFES – Campus de Alegre,
no conteúdo ‘custo de produção’ agroindustrial,
com a aplicação da metodologia de resolução
de problemas. A pesquisa foi desenvolvida com os alunos da 2ª Série
do curso Técnico em Agroindústria, no total de vinte e um
alunos. Com início das atividades, no segundo semestre de 2010,
foram planejadas as seguintes etapas a serem cumpridas na pesquisa a)
Avaliação diagnóstica dos indivíduos relativa
à educação fundamental; b) Aplicação
de teste matemático referente ao ensino fundamental, face à
preocupação em relação ao nível de
conhecimento matemático exigido pelo conteúdo a ser trabalhado;
c) Aulas teóricas com exercício simulado de práticas
de produção, envolvendo os produtos açúcar
mascavo, polpa de goiaba e linguiça de churrasco; d) Aula prática
de fabricação de doce de leite, com a elaboração
do custo de produção; e) Elaboração de projeto
de um produto agroindustrial escolhido a critério do aluno. Para
avaliar esse processo pedagógico foram criados dois instrumentos
de avaliação distintos: de atitude dos indivíduos,
com a construção de um questionário com 22 assertivas
referentes ao conteúdo custo de produção, com uma
escala que variando de ‘discordo muito’ a ‘concordo
muito’, com escalas intermediárias, variando de um a sete
pontos. Esses instrumentos foram aplicados em dois momentos de aprendizado,
após a teorização e exercícios simulados do
conteúdo e após a elaboração dos projetos.
De forma interdisciplinar com a área de processamento de alimentos,
foi, também, utilizado um critério que consistiu avaliar,
durante a prática de produção e na elaboração
de projeto de um produto agroindustrial, o desenvolvimento do cálculo
do custo de produção com dezessete componentes avaliativos,
totalizando em dez pontos. Nos dois instrumentos avaliativos foi percebido
evolução na construção de conhecimentos voltados
para o cálculo do custo de produção. A evolução
maior foi verificada nas práticas de elaboração dos
custos de produção, que envolveu as etapas produção
agroindustrial e elaboração de projeto, com a média
da nota evoluindo de 1,6, da prática, para 7,8, da elaboração
do projeto. Concluiu-se que a metodologia de resolução de
problemas, para o conteúdo custo de produção, revelou-se
um ótimo instrumento facilitador do aprendizado, com a melhoria
da qualidade dos profissionais formados no IFES – Campus de Alegre. |
|