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Título:
Emprego da “Pedagogia de Projetos” com base
na avaliação do desempenho de cultivares de pimentão
e berinjela sob manejo convencional e orgânico.
Resumo: A partir da reforma
do ensino médio e profissional, através da Lei 9394/96 e
do Decreto Federal 2208/97, a Escola Agrotécnica Federal de Santa
Teresa, estado do Espírito Santo (EAFST-ES) passou a trabalhar
com os Componentes Curriculares de forma modular, o que dificultou a realização
de atividades práticas no campo. O emprego da “Pedagogia
de Projetos”, em que os alunos efetivamente participam, construindo
sua própria aprendizagem, vem contribuir para a resolução
desse problema. Entretanto, a “Pedagogia de Projetos” tem
sido empregada na EAFST-ES apenas para o sistema convencional de produção
agrícola. O objetivo deste trabalho foi proporcionar ao aluno condições
de auto-avaliar comparativamente os sistemas convencional e orgânico
através da “Pedagogia de Projetos”. O programa foi
desenvolvido com a turma do terceiro período do Curso Técnico
em Agropecuária no Componente Curricular Produção
Vegetal I, sendo que para a cultura do pimentão foram selecionadas
as cultivares Magali R e Ikeda, e para a da berinjela as cultivares Ciça
e Nápoli. Foram efetivadas atividades interdisciplinares envolvendo
as áreas de Códigos & Linguagens e Ciências da
Natureza, pertencentes ao ensino médio regular, como também
os Componentes Curriculares: Fertilidade do Solo e Nutrição
de Plantas, Manejo Fitossanitário, Noções de Administração
e Topografia, do ensino profissional. Foram avaliadas: a capacidade demonstrada
pelos alunos em obter informações técnicas para desenvolvimento
do programa; a ocorrência de problemas fitossanitários em
conexão com as medidas de controle adotadas; a produtividade e
rentabilidade econômica de cada uma das cultivares em ambos os sistemas
de cultivo; a aceitação, por parte dos consumidores da região,
de produtos oriundos dos dois sistemas de cultivo; e a construção
do conhecimento em função do enfoque interdisciplinar. Os
alunos constataram que a biblioteca da EAFST-ES dispõe de um reduzido
número de referências sobre o sistema orgânico de produção.
Com respeito à fitossanidade, identificaram-se na cultura do pimentão:
ácaros, sintomas de mosaico, mancha bacteriana, antracnose e rizotoniose;
na cultura da berinjela: ácaros, broca do fruto, seca dos ramos,
antracnose e ataque de lesmas. Destacaram- se: a eficiência da calda
sulfocálcica no controle de ácaros, na cultura do pimentão
em sistema orgânico e a maior eficiência do fungicida comercial
Cuprozeb em comparação à calda bordalesa no controle
da seca dos ramos da berinjela. Em relação à produtividade,
o pimentão ‘Magali R’ foi superior no sistema convencional
e ‘Ikeda’ no orgânico. Ambas as cultivares de berinjela
mostraram desempenho superior no sistema convencional. As cultivares de
pimentão apresentaram rentabilidade econômica mais alta sob
manejo orgânico e as de berinjela no cultivo convencional. Houve
preferência dos consumidores pelos produtos orgânicos. Os
alunos relataram que adquiriram maior conhecimento sobre os assuntos tratados
de forma interdisciplinar e 96% deles recomendariam o cultivo orgânico
das hortaliças aos agricultores locais.
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