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Título:
Educação Física: até que ponto
educa?
Resumo: No processo histórico
e cultural da Educação Física, institucionalizada
no âmbito da escola, essa disciplina permaneceu por muito tempo
limitada em aulas puramente técnicas, desvinculadas do senso crítico
e do contexto educacional no processo de formação do cidadão.
Com o advento da Lei 9696/98, a qual reconheceu e legitimou o profissional
na área de Educação Física, maior compromisso
e responsabilidade social se delegou à escola e, sobretudo ao professor.
Considerando a Educação Física como atividade didático-pedagógica,
mais precisamente como instrumento de relevância educacional, o
presente trabalho de pesquisa tem como objetivo desmistificar o preconceito
ainda existente acerca dessa temática, objeto de estudo, que busca
verificar as principais contribuições da Educação
Física escolar na educação integral dos educandos,
analisando as aulas sob os aspectos dos conteúdos, da competição
e cooperação e percepção da satisfação
dos alunos em relação à disciplina. Nesse sentido,
toma-se de grande relevância compreendermos que o processo educativo
e a Educação Física devem caminhar juntos, intrinsecamente
atrelados no processo de formação educacional do cidadão,
valorizando construtivamente o esporte, assim como os aspectos lúdicos
de espontaneidade, criticidade, iniciativa e socialização.
A abordagem metodológica se fundamentou nos princípios da
pesquisa etnográfica de natureza qualitativa descritiva e estudo
de caso, utilizando como campo empírico a Escola Agrotécnica
Federal de Senhor do Bonfim, representada pelos alunos das 3a s6ries do
ensino médio integrado ao profissional. Foram utilizados os seguintes
instrumentos de pesquisa: questionário semi-estruturado e observação
das aulas. Embora ainda exista em nossa sociedade uma cultura de que a
Educação Física seja um mero instrumento de preparação
física, desconectado da formação educacional, os
resultados apontam, em sua essência, para uma prática docente
respaldada numa visão e abordagem de valorização
da cultura, da cooperação e reflexão da realidade,
numa perspectiva crítico-transformadora, portanto educa e contribui
significativamente na formação integral dos educandos.
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