|
Título:
. A educação física no ensino agrícola: um
estudo a partir das teorias da educação transformadoras
da sociedade
Resumo: Esta pesquisa procurou investigar
a contribuição da Educação Física Escolar
para o ensino profissional agrícola de nível médio.
Para realizarmos essas investigações, buscamos uma fundamentação
teórica sustentada pelas teorias da educação transformadoras
da sociedade, entendendo a escola como uma instância mediadora,
que por meio de sua ação pedagógica pode estabelecer
relações de reciprocidade entre os indivíduos e a
sociedade, podendo problematizar a realidade e trabalhar as contradições
sociais, para modificá-las. Participaram dessa pesquisa 65 estudantes
e 03 docentes, do Instituto Federal Fluminense – Campus Bom Jesus
e do Colégio Estadual Rei Alberto I. Tivemos como objetivo desse
estudo analisar a prática da disciplina Educação
Física nas instituições de ensino profissional agrícola
de nível médio do Estado do Rio de Janeiro sob a ótica
de uma educação transformadora. Para isso, utilizamos uma
metodologia com abordagem qualitativa, com uma pesquisa exploratória,
buscando uma compreensão da realidade vivida socialmente. Os dados
foram coletados por meio de questionários com perguntas fechadas,
pelo fato desse instrumento permitir alcançar de forma rápida
e simultânea mais pessoas; para amenizar algumas desvantagens do
mesmo, utilizamos uma pergunta aberta. Ao aplicarmos os questionários,
tivemos como meta, levantar informações de alguns questionamentos
que levantamos na fundamentação teórica, que foi
sobre os conteúdos trabalhados nas aulas de Educação
Física; a percepção sobre o corpo; as atividades
trabalhadas na sala de aula; o papel do professor e a percepção
da Educação Física em relação às
outras disciplinas presentes no currículo escolar. Os resultados
que chegamos foram que as perspectivas de educação que mais
aparecem nos discursos dos sujeitos incluídos na pesquisa, são
as ligadas às teorias liberais da educação, que atuam
de forma a aprimorar e/ou manter a sociedade vigente. Identificamos também
que quando cruzamos as informações das respostas dos questionários
dos docentes com as dos discentes, há algumas variações,
mostrando que nem sempre os objetivos dos professores são percebidos
e atingidos da maneira que eles planejam. A perspectiva de Educação
Física Transformadora apareceu apenas nos discursos dos professores,
mostrando que há uma tentativa por parte deles de desenvolverem
um trabalho de aprofundamento das consciências dos estudantes, tornando-os
mais participativos no exercício de uma prática social consciente
e menos alienante. Quanto à percepção da Educação
Física em relação às demais disciplinas presentes
no currículo escolar, a visão dos participantes da pesquisa
é positiva, entendendo a Educação Física como
uma disciplina que transmite conteúdos relevantes e contribui para
a formação crítica dos estudantes. Concluímos
nossa pesquisa, com a certeza de que essa temática investigada
não se esgota aqui, esclarecendo que não tivemos a pretensão
de responder questões que merecem uma constante revisão
crítica; apenas, buscamos indicar alguns caminhos, que futuramente
mereçam ser retomados em outras pesquisas. |
|