|
Título:
Comunicação extraclasse: um estudo sobre os blogs educacionais
no Instituto Federal Catarinense – Campus Sombrio
Resumo: A presente pesquisa foi realizada
com os professores e uma turma de cada série dos Cursos Técnicos
do Instituto Federal Catarinense – Campus Sombrio ao final do ano
letivo de 2011. O principal objetivo foi verificar a visão e o
envolvimento dos pesquisados na utilização de Blogs Educacionais.
Os Blogs vêm sendo utilizados no IFC – Campus Sombrio desde
o início do ano letivo de 2010, sendo voluntária a participação
dos professores no projeto. Durante o ano de 2011 se realizou um levantamento
sobre os blogs educacionais disponíveis com a intensão de
verificar a frequência e as formas de utilização destes
no decorrer do ano letivo. Foi, ademais, enviando um questionário
com perguntas abertas e fechadas para todos os professores das turmas
envolvidas na pesquisa, sendo o mesmo respondido apenas por 41% deles.
Ao mesmo tempo, foi elaborado e aplicado um questionário semiestruturado
aos alunos dessas turmas, respondido por 100 alunos para verificar a opinião
deles sobre o uso dos blogs educacionais. A pesquisa mostrou uma baixa
utilização dos blogs por parte de professores e em consequência
pelos alunos também, tendo como principal motivo apontado pelos
professores a falta de tempo para inserção de conteúdos
nos blogs educacionais. Já os alunos destacaram a falta de incentivo
dos professores para utilização da ferramenta. Apesar de
suas considerações nesta pesquisa, para os professores os
blogs educacionais, em sua visão, podem contribuir para uma melhora
na comunicação extraclasse entre professores e alunos. O
método de deixar os professores livres na utilização
dos blogs educacionais permitiu a pesquisa demonstrar o que realmente
acontece dentro de um ambiente de aplicação de tecnologias
de informação e comunicação na educação
demonstrando que não são todos os professores que estão
dispostos a enfrentar novos desafios. |
|