Jaqueline de Moraes Thurler Dália Dissertação na íntegra
 

Título: Formação integral na educação do campo: o ensino de Língua Portuguesa no currículo integrado da Pedagogia da Alternância.

Resumo: Esta dissertação parte do pressuposto que a proposta formativa da Pedagogia da Alternância se baseia na concepção de um Currículo Integrado e transdiciplinar, no qual o ensino de Língua Portuguesa tem um papel de destaque, embora tal importância, nem sempre, seja percebida pelos atores envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Sendo assim, o objetivo geral dessa pesquisa foi analisar a dinâmica curricular e como ensino de Língua Portuguesa acontece na proposta formativa de Ensino Integrado da Pedagogia da Alternância, tendo como sujeitos o corpo docente dos CEFFAs fluminenses. Para isso, buscou-se compreender, por meio de pesquisa bibliográfica e documental, durante toda a investigação, as propostas de formação educacional oferecidas pelo poder público, principalmente no tocante à Educação do Campo, em contraposição àquela promovida pela Pedagogia da Alternância, historicamente. As ferramentas e os procedimentos desse modelo pedagógico, tão importantes para garantir o ensino integrado, também, foram analisados com enfoque nas práticas das instituições do estado do Rio de Janeiro, levando em conta o material de registro disponível no Instituto Bélgica - Nova Friburgo, relatos de experiências dos professores nos cursos de formação e entrevistas com as orientadoras dos CEFFAs em questão. As noções de currículo, como ele se processa no cotidiano dessas escolas, como os docentes lidam com ele e como as ações do poder público interferem nessa prática, ainda, foram analisadas por meio de questionários, observações diretas e pesquisa bibliográfica, para, enfim, buscar entender, com auxílio da hermenêutica, como o ensino de Língua Portuguesa se dá nessa dinâmica educativa.