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Título:
Formação integral na educação do campo: o
ensino de Língua Portuguesa no currículo integrado da Pedagogia
da Alternância.
Resumo: Esta dissertação
parte do pressuposto que a proposta formativa da Pedagogia da Alternância
se baseia na concepção de um Currículo Integrado
e transdiciplinar, no qual o ensino de Língua Portuguesa tem um
papel de destaque, embora tal importância, nem sempre, seja percebida
pelos atores envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Sendo assim,
o objetivo geral dessa pesquisa foi analisar a dinâmica curricular
e como ensino de Língua Portuguesa acontece na proposta formativa
de Ensino Integrado da Pedagogia da Alternância, tendo como sujeitos
o corpo docente dos CEFFAs fluminenses. Para isso, buscou-se compreender,
por meio de pesquisa bibliográfica e documental, durante toda a
investigação, as propostas de formação educacional
oferecidas pelo poder público, principalmente no tocante à
Educação do Campo, em contraposição àquela
promovida pela Pedagogia da Alternância, historicamente. As ferramentas
e os procedimentos desse modelo pedagógico, tão importantes
para garantir o ensino integrado, também, foram analisados com
enfoque nas práticas das instituições do estado do
Rio de Janeiro, levando em conta o material de registro disponível
no Instituto Bélgica - Nova Friburgo, relatos de experiências
dos professores nos cursos de formação e entrevistas com
as orientadoras dos CEFFAs em questão. As noções
de currículo, como ele se processa no cotidiano dessas escolas,
como os docentes lidam com ele e como as ações do poder
público interferem nessa prática, ainda, foram analisadas
por meio de questionários, observações diretas e
pesquisa bibliográfica, para, enfim, buscar entender, com auxílio
da hermenêutica, como o ensino de Língua Portuguesa se dá
nessa dinâmica educativa. |
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