|
Título:
Estudo de Caso dos Alunos do Curso Técnico em Agroecologia do Instituto
Federal Farroupilha – Campus Alegrete envolvidos em Projetos Orientados
à Luz da Teoria de Ausubel
Resumo: Este trabalho foi realizado
no Instituto Federal Farroupilha – Campus Alegrete, na segunda série
do Curso Técnico em Agroecologia, modalidade integrado e teve como
objetivo geral, a análise da percepção de alunos
do Curso Técnico em Agroecologia do Instituto Federal Farroupilha
– Campus Alegrete, quando envolvidos em projetos orientados, a luz
da teoria de Ausubel. Na disciplina de Projetos Orientados, os alunos
foram desafiados a propor e executar um pequeno projeto, focando a produção
agroecológica em pequenas propriedades. A turma, composta por 16
alunos foi dividida em três grupos. Buscou-se a obtenção
de contribuições para este trabalho, na teoria da aprendizagem
proposta por David Ausubel, que busca explicar como o homem constrói
significados e assim norteia caminhos para a elaboração
de estratégias de ensino que levem a uma aprendizagem significativa
e na pedagogia de projetos. Os estudantes obtiveram resultados positivos
quando testaram e fizeram a parte prática e técnica da produção
agroecológica de algumas culturas. Comprovou-se, assim que o posicionamento
de David Ausubel frente aos métodos de ensino aprendizagem proporcionaram,
neste trabalho, um novo entendimento na forma de ensinar e aprender, desvinculando
o professor a ficar limitado apenas dentro de sua sala, propondo diferentes
possibilidades nas práticas pedagógicas, em especial a pedagogia
de projetos. |
|