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Título:
A água como tema mediador do processo de educação
ambiental: uma reflexão sobre a prática na Escola Agrotécnica
Federal Antonio José Teixeira (EAFAJT), Guanambi - BA
Resumo: Esta pesquisa,
realizada no IF Baiano – Campus Guanambi/BA, foi constituída
de duas partes: intervenção e diagnóstico. Na intervenção
foi desenvolvido o projeto “Saber das Águas”, sob a
metodologia da Pesquisa-ação-participativa, com o intuito
de promover uma reflexão e a busca de informações
sobre a água de abastecimento do Instituto. Participaram desta
etapa 38 alunos da primeira série do curso de Agroindústria
integrado ao ensino médio e 5 professores (Química/Qualidade
de Água, Agricultura, Biologia, Educação Física,
Agroindústria e Geografia). Numa perspectiva interdisciplinar foram
realizadas atividades de educação ambiental envolvendo:
caminhada no leito do rio que abastece a barragem que fornece água
tratada para o Instituto, visita à estação de tratamento
de água do município, caracterização da água
do Instituto com relação ao teor de sólidos totais
dissolvidos (STD) e, encerrando o projeto, uma gincana, da qual participaram
as três turmas da primeira série dos cursos de Agroindústria
e Agropecuária. No diagnóstico foram aplicados questionários
a 15 alunos de cada uma das três séries (primeira, segunda
e terceira) do curso de Agropecuária integrado ao ensino médio
e mais 15 alunos da primeira série do curso de Agroindústria
e a 28 professores. O formulário dos docentes objetivou verificar
a abordagem da temática ambiental em suas disciplinas, bem como
do tema água sob a perspectiva da sustentabilidade, a importância
de tais conhecimentos para a formação do aluno e a percepção
do conceito de sustentabilidade por parte dos docentes. A análise
dos dados permitiu pressupor, dentre outros itens, que o tema água
é abordado na instituição em estreita relação
com os conhecimentos específicos de cada disciplina, com pouca
valorização dos aspectos sociais, econômicos e culturais
que deveriam estar associados ao tema. Quanto aos educandos, foram investigados
a concepção de uso sustentável da água, suas
visões a respeito da água de consumo da escola e o tratamento
do tema nas disciplinas que compõem os cursos e, por fim, alguns
de seus hábitos de consumo. Na visão dos alunos, os principais
problemas relacionados à água do IF Baiano – Campus
Guanambi/BA foram: o gosto salobro, a escassez e o desperdício,
sendo que estes aspectos praticamente não são discutidos
pelas disciplinas de seus cursos. Isso contribuiu para que o aluno considerasse
pouco significativa a participação dos conhecimentos adquiridos
no Instituto no desenvolvimento de uma consciência para o uso mais
eficiente da água, consciência esta nem sempre verificada
quando analisados os hábitos de consumo dos estudantes. |
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