Jairo José Manfio Dissertação na íntegra
 

Título: Água: um projeto de pesquisa escolar voltado à contextualização do ensino de Química

Resumo: O ensino de Química realizado na maioria das escolas do país se caracteriza por metodologias que enfatizam a memorização e a transmissão de conceitos de forma descontextualizada. Esta maneira de ensinar faz com que a disciplina de Química, nas escolas técnicas agrícolas, fique alienada das questões sociais, ambientais e políticas que afetam as pessoas do campo e pouco tem contribuído para a formação dos futuros técnicos. Este problema precisa ser enfrentado com novas abordagens que incluam uma maior relação entre os conteúdos e o cotidiano, mediante a contextualização dos conhecimentos químicos. Esse trabalho propõe-se a desenvolver o ensino de Química por meio de projetos de pesquisa escolar, relacionando à temática da água na perspectiva de dar significado aos conhecimentos escolares de Química aos alunos do curso Técnico em Agropecuária. O objetivo do projeto de pesquisa escolar sobre a água é favorecer o desenvolvimento da aprendizagem significativa, tendo por pressuposto que a contextualização dos conhecimentos químicos através de uma abordagem socioconstrutivista pode facilitar e promover a aprendizagem significativa. O currículo foi organizado por meio de um mapa conceitual priorizando os eixos temáticos: ciclo da água, água e a vida, água e as plantas, e água e o solo. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de questionários de diagnóstico e de encerramento e por meio da observação sistemática e contínua, seguida da interpretação qualitativa do conhecimento construído pelo aluno nas atividades realizadas. Os resultados foram expressos na forma de uma síntese que visa a responder a questão foco da investigação: o ensino de Química desenvolvido por meio de projeto de pesquisa escolar, com o tema água, apresenta potencialidades teóricas e práticas em termos de elaboração de conceitos químicos significativos necessários à formação do Técnico em Agropecuária? A conclusão é que a realização do projeto de pesquisa escolar permitiu comprovar que é possível organizar o currículo escolar de Química por meio do desenvolvimento do tema água. E pode-se afirmar que o projeto de pesquisa escolar apresenta potencialidades teóricas e práticas em termos de elaboração de conceitos químicos e favorece a aprendizagem significativa. Pelo empenho verificado, pela superação da timidez e pela dedicação, é possível afirmar que a busca pelo conhecimento, desta forma, é um ato prazeroso e impregnado de imaginação e criatividade, conforme demonstrado nas diferentes atividades realizadas neste projeto.