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Título:
Água: um projeto de pesquisa escolar voltado à contextualização
do ensino de Química
Resumo: O ensino de Química realizado
na maioria das escolas do país se caracteriza por metodologias
que enfatizam a memorização e a transmissão de conceitos
de forma descontextualizada. Esta maneira de ensinar faz com que a disciplina
de Química, nas escolas técnicas agrícolas, fique
alienada das questões sociais, ambientais e políticas que
afetam as pessoas do campo e pouco tem contribuído para a formação
dos futuros técnicos. Este problema precisa ser enfrentado com
novas abordagens que incluam uma maior relação entre os
conteúdos e o cotidiano, mediante a contextualização
dos conhecimentos químicos. Esse trabalho propõe-se a desenvolver
o ensino de Química por meio de projetos de pesquisa escolar, relacionando
à temática da água na perspectiva de dar significado
aos conhecimentos escolares de Química aos alunos do curso Técnico
em Agropecuária. O objetivo do projeto de pesquisa escolar sobre
a água é favorecer o desenvolvimento da aprendizagem significativa,
tendo por pressuposto que a contextualização dos conhecimentos
químicos através de uma abordagem socioconstrutivista pode
facilitar e promover a aprendizagem significativa. O currículo
foi organizado por meio de um mapa conceitual priorizando os eixos temáticos:
ciclo da água, água e a vida, água e as plantas,
e água e o solo. A coleta de dados foi realizada através
da aplicação de questionários de diagnóstico
e de encerramento e por meio da observação sistemática
e contínua, seguida da interpretação qualitativa
do conhecimento construído pelo aluno nas atividades realizadas.
Os resultados foram expressos na forma de uma síntese que visa
a responder a questão foco da investigação: o ensino
de Química desenvolvido por meio de projeto de pesquisa escolar,
com o tema água, apresenta potencialidades teóricas e práticas
em termos de elaboração de conceitos químicos significativos
necessários à formação do Técnico em
Agropecuária? A conclusão é que a realização
do projeto de pesquisa escolar permitiu comprovar que é possível
organizar o currículo escolar de Química por meio do desenvolvimento
do tema água. E pode-se afirmar que o projeto de pesquisa escolar
apresenta potencialidades teóricas e práticas em termos
de elaboração de conceitos químicos e favorece a
aprendizagem significativa. Pelo empenho verificado, pela superação
da timidez e pela dedicação, é possível afirmar
que a busca pelo conhecimento, desta forma, é um ato prazeroso
e impregnado de imaginação e criatividade, conforme demonstrado
nas diferentes atividades realizadas neste projeto. |
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