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Título:
Agroecologia e currículo na formação
do técnico em agropecuária na EAF Manaus
Resumo: A educação
agrícola tem por objetivo formar profissionais que poderão
atuar tanto nas cadeias produtivas do setor agropecuário como também
na organização dos movimentos sociais do campo, contribuindo
diretamente para a melhoria ou não da qualidade de vida das populações
residentes no setor rural. Neste contexto frente as crescentes pressões
externas e internas em prol da preservação da Amazônia
e pela necessidade de ações públicas voltadas para
estimular e a agricultura familiar no estado do Amazonas, as instituições
de ensino agrícola são desafiadas a propor ações
pedagógicas que visem à formação de profissionais
comprometidos com o desenvolvimento sustentável da Amazônia
e com uma forma de agricultura menos agressiva ao meio ambiente e com
baixa exclusão social. A complexa relação do tripé
homem-natureza-economia motivou pesquisar, no âmbito da Escola Agrotécnica
Federal de Manaus, como está estruturado o currículo do
curso Técnico em Agropecuária, verificando se o mesmo está
adequado à realidade das populações tradicionais
da Amazônia possibilitando a formação de profissionais
qualificados para antender a agricultura familiar numa perspectiva sustentável
e tendo a agroecologia como princípio científico. Acredita-se
que para alcançar tal objetivo faz-se necessário o rompimento
com a agricultura baseada nos princípios da revolução
verde que se caracteriza como excludente no ponto de vista social e agressiva
ao meio ambiente, e parti para uma agricultura sustentável com
bases agroecológicas onde o ser humano e i ambiente tem a mesma
importância que tem os aspectos econômicos. Acreditamos que
a sustentabilidade econômica, social e ambiental, são princípios
norteadores das ações pedagógicas do curríulo
do curso técnico em agropecuária da Escola Agrotécnica
Federal de Manaus. A concepção de currículo, relação
educação e trabalho, a agricultura familiar e agroecologia
constituem-se como referencial teórico que sustentará esta
pesquisa. Nessa perspectiva, a pesquisa foi desenvolvida com a participação
dos professores, estudantes, egressos, gestores da Escola Agrotécnica
Federal de Manaus e gestore e privadas de instituições públicas
e privadas ligadas ao setor primário que trabalham com egressos
da escola. Como instrumentos para coleta de dados foram utilizados uma
profunda análise em documentos oficiais do MEC e da escola, entrevistas
semi-estruturadas e questionários com questões semi-abertas,
objetivando a verificação junto aos atores sociais, se o
curso está atendendo as necessidades dos pequenos produtores rurais
do Amazonas e se os profissionais formados estão saindo com o perfil
voltado para atender uma agricultura de bases agroecológicas. Ao
final da pesquisa são levantadas algumas análises e contribuições. |
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