Jaime Cavalcante Alves Dissertação na íntegra
 

Título: Agroecologia e currículo na formação do técnico em agropecuária na EAF Manaus

Resumo: A educação agrícola tem por objetivo formar profissionais que poderão atuar tanto nas cadeias produtivas do setor agropecuário como também na organização dos movimentos sociais do campo, contribuindo diretamente para a melhoria ou não da qualidade de vida das populações residentes no setor rural. Neste contexto frente as crescentes pressões externas e internas em prol da preservação da Amazônia e pela necessidade de ações públicas voltadas para estimular e a agricultura familiar no estado do Amazonas, as instituições de ensino agrícola são desafiadas a propor ações pedagógicas que visem à formação de profissionais comprometidos com o desenvolvimento sustentável da Amazônia e com uma forma de agricultura menos agressiva ao meio ambiente e com baixa exclusão social. A complexa relação do tripé homem-natureza-economia motivou pesquisar, no âmbito da Escola Agrotécnica Federal de Manaus, como está estruturado o currículo do curso Técnico em Agropecuária, verificando se o mesmo está adequado à realidade das populações tradicionais da Amazônia possibilitando a formação de profissionais qualificados para antender a agricultura familiar numa perspectiva sustentável e tendo a agroecologia como princípio científico. Acredita-se que para alcançar tal objetivo faz-se necessário o rompimento com a agricultura baseada nos princípios da revolução verde que se caracteriza como excludente no ponto de vista social e agressiva ao meio ambiente, e parti para uma agricultura sustentável com bases agroecológicas onde o ser humano e i ambiente tem a mesma importância que tem os aspectos econômicos. Acreditamos que a sustentabilidade econômica, social e ambiental, são princípios norteadores das ações pedagógicas do curríulo do curso técnico em agropecuária da Escola Agrotécnica Federal de Manaus. A concepção de currículo, relação educação e trabalho, a agricultura familiar e agroecologia constituem-se como referencial teórico que sustentará esta pesquisa. Nessa perspectiva, a pesquisa foi desenvolvida com a participação dos professores, estudantes, egressos, gestores da Escola Agrotécnica Federal de Manaus e gestore e privadas de instituições públicas e privadas ligadas ao setor primário que trabalham com egressos da escola. Como instrumentos para coleta de dados foram utilizados uma profunda análise em documentos oficiais do MEC e da escola, entrevistas semi-estruturadas e questionários com questões semi-abertas, objetivando a verificação junto aos atores sociais, se o curso está atendendo as necessidades dos pequenos produtores rurais do Amazonas e se os profissionais formados estão saindo com o perfil voltado para atender uma agricultura de bases agroecológicas. Ao final da pesquisa são levantadas algumas análises e contribuições.