|
Título:
Cursos Superiores de Tecnologia no CEFET-ES: implantação
e perspectivas
Resumo:O objetivo deste trabalho é
mostrar a implantação dos cursos superiores de tecnologia
no Centro Federal de Educação Tecnológica do Espírito
Santo. Dessa forma, buscou identificar a percepção dos alunos
acerca do que é ser tecnólogo, a percepção
dos professores acerca do que é o curso superior de tecnologia,
a percepção das empresas e dos órgãos de classe
acerca desse profissional e de que forma a gestão do CEFET-ES pode
contribuir com o perfil desse profissional no mercado de trabalho. O estudo
inicia mostrando as variações interpretativas em torno do
conceito de tecnologia e fazendo um breve relato sobre a história
do curso superior de tecnologia no Brasil e no CEFET-ES,
além de apontar o perfil do profissional hoje. A metodologia desse
estudo procurou, num primeiro momento, se apoiar em levantamento bibliográfico
sobre o assunto, para, num segundo momento, realizar pesquisa de campo
por meio de questionários aplicados a 40 alunos e a 20 professores
de cursos superiores.
|
|