|
Título:
A pesquisa científica no processo de ensino-aprendizagem:
uma abordagem a partir do estudo da ciclagem de nutrientes na cultura
do eucalipto.
Resumo: O fazer para
aprender descolado dos demais saberes já não cabe como premissa
pedagógica nos dias de hoje das nossas Escolas, visto que é
preciso utilização de novas tecnologias, no processo de
produzir conhecimentos flexibilizados no tempo/espaço de construção.
Este trabalho teve como objetivo oferecer subsídios teórico-metodológicos,
para a compreensão da ciência a partir de métodos
e processos de investigação, que no âmbito da formação
profissional na Escola Agrotécnica, poderá desenvolver o
espírito crítico científico do aluno do curso técnico
em agropecuária. O trabalho foi desenvolvido por meio de um processo
de ensino-aprendizagem baseado em uma abordagem a partir do estudo da
ciclagem de nutrientes na cultura do eucalipto. O estudo foi desenvolvido
na Escola Agrotécnica Federal de São João Evangelista,
hoje Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia
de Minas Gerais, (IFMG-Campus São João Evangelista). Duas
turmas de alunos voluntários, composta por 21 alunos, foram submetidas
ao processo de ensino-aprendizagem. Uma turma foi trabalhada com o método
tradicional de ensino e a outra com o método científico.
Às duas turmas foi aplicado um questionário contendo 10
questões referentes à cultura do eucalipto. No primeiro
capítulo avaliou-se, por meio da metodologia cientifica, a ciclagem
de nutrientes na cultura do eucalipto. Verificou-se que a deposição
de serapilheira sobre o solo permitiu a liberação de macronutrientes
para o solo, destacando-se o N e Ca. O acúmulo de serapilheira
também beneficiou a fertilidade do solo, sendo verificada melhoria
em quase todos os atributos avaliados, com ênfase na matéria
orgânica do solo. No segundo capítulo avaliou-se a eficiência
das metodologias de ensino (tradicional e cientifica) no processo de ensino-aprendizagem,
sendo que o método científico se mostrou mais eficiente
que o tradicional, pois neste os alunos adquiriram mais conhecimentos
sobre o assunto além de um maior interesse, por estarem descobrindo
e esclarecendo suas antigas dúvidas e crenças. Este maior
aprendizado foi facilmente verificado observando-se as notas do questionário
e também nas suas participações, bem efetivas durante
as atividades desenvolvidas. |
|