Jackson Aparecido Gomes Vieira Dissertação na íntegra
 

Título: A pesquisa científica no processo de ensino-aprendizagem: uma abordagem a partir do estudo da ciclagem de nutrientes na cultura do eucalipto.

Resumo: O fazer para aprender descolado dos demais saberes já não cabe como premissa pedagógica nos dias de hoje das nossas Escolas, visto que é preciso utilização de novas tecnologias, no processo de produzir conhecimentos flexibilizados no tempo/espaço de construção. Este trabalho teve como objetivo oferecer subsídios teórico-metodológicos, para a compreensão da ciência a partir de métodos e processos de investigação, que no âmbito da formação profissional na Escola Agrotécnica, poderá desenvolver o espírito crítico científico do aluno do curso técnico em agropecuária. O trabalho foi desenvolvido por meio de um processo de ensino-aprendizagem baseado em uma abordagem a partir do estudo da ciclagem de nutrientes na cultura do eucalipto. O estudo foi desenvolvido na Escola Agrotécnica Federal de São João Evangelista, hoje Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, (IFMG-Campus São João Evangelista). Duas turmas de alunos voluntários, composta por 21 alunos, foram submetidas ao processo de ensino-aprendizagem. Uma turma foi trabalhada com o método tradicional de ensino e a outra com o método científico. Às duas turmas foi aplicado um questionário contendo 10 questões referentes à cultura do eucalipto. No primeiro capítulo avaliou-se, por meio da metodologia cientifica, a ciclagem de nutrientes na cultura do eucalipto. Verificou-se que a deposição de serapilheira sobre o solo permitiu a liberação de macronutrientes para o solo, destacando-se o N e Ca. O acúmulo de serapilheira também beneficiou a fertilidade do solo, sendo verificada melhoria em quase todos os atributos avaliados, com ênfase na matéria orgânica do solo. No segundo capítulo avaliou-se a eficiência das metodologias de ensino (tradicional e cientifica) no processo de ensino-aprendizagem, sendo que o método científico se mostrou mais eficiente que o tradicional, pois neste os alunos adquiriram mais conhecimentos sobre o assunto além de um maior interesse, por estarem descobrindo e esclarecendo suas antigas dúvidas e crenças. Este maior aprendizado foi facilmente verificado observando-se as notas do questionário e também nas suas participações, bem efetivas durante as atividades desenvolvidas.