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Título:
Aprender a aprender: proposta de metodologia para o Curso Técnico
em Agroindústria do CEFET Uberaba/MG
Resumo: Este trabalho foi realizado
no Centro Federal de Educação Tecnológica de Uberaba-MG,
e direcionado ao curso Técnico Agrícola com habilitação
em Agroindústria. O objetivo foi verificar os métodos de
ensino utilizados pelos professores, que contribuem para
desenvolver a capacidade de “aprender a aprender” do aluno,
bem como propor métodos mais adequados a serem utilizados com base
em teorias da aprendizagem.O estudo partiu de princípios epistemológicos
necessários à educação para se desenvolver
o aprender a aprender, ou seja, a capacidade do aluno de elaborar o saber,
mediante o desenvolvimento do pensamento, do raciocínio conceitual
e da consciência reflexiva, articulando a vida escolar ao dia-a-dia
da vida fora da escola. O aprender a aprender dentro duma concepção
dialética busca captar o movimento do real em sua totalidade, entender
as múltiplas determinações dos fenômenos, explicar
as contradições, privilegiando o saber que contribui para
a transformação da realidade social. Através da análise
dos dados coletados com a aplicação de formulários
aos alunos e professores do curso foi possível observar que, mesmo
a escola passando por um processo de reforma preconizado pela Lei de Diretrizes
e Bases da Educação Nacional nº 9394/96 em que é
creditado à educação profissional o desenvolvimento
de competências para a laborabilidade mediante a flexibilidade,
a interdisciplinaridade e à contextualização na organização
curricular, o curso Técnico em Agroindústria oferecido pelo
CEFET-Uberaba-MG ainda se encaixa na chamada Escola Tecnicista orientando-se
nos princípios da eficiência e da produtividade, originário
do sistema escola-fazenda cujo lema era “aprender a fazer e fazer
para aprender”. O processo educacional é organizado de forma
a torná-lo objetivo e operacional. O aprender nessa concepção
é uma questão de modificação do desempenho.
Através dos estudos realizados podese concluir que os métodos
mais adequados para desenvolver a capacidade do aluno aprender a aprender
são aqueles que o levem a solucionar problemas, Assim, orientar
o currículo para a solução de problemas significa
criar situações-problemas quer sejam através de projetos
de trabalho ou da metodologia da problematização de forma
a levar para dentro da escola o desafio à elaboração
do saber, o espírito de pesquisa e de indagação,
a preocupação com a descoberta da função social
do conhecimento.
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