Júlia Márcia Borges Mendonça Dissertação na íntegra
 

Título: Aprender a aprender: proposta de metodologia para o Curso Técnico em Agroindústria do CEFET Uberaba/MG

Resumo: Este trabalho foi realizado no Centro Federal de Educação Tecnológica de Uberaba-MG, e direcionado ao curso Técnico Agrícola com habilitação em Agroindústria. O objetivo foi verificar os métodos de ensino utilizados pelos professores, que contribuem para
desenvolver a capacidade de “aprender a aprender” do aluno, bem como propor métodos mais adequados a serem utilizados com base em teorias da aprendizagem.O estudo partiu de princípios epistemológicos necessários à educação para se desenvolver o aprender a aprender, ou seja, a capacidade do aluno de elaborar o saber, mediante o desenvolvimento do pensamento, do raciocínio conceitual e da consciência reflexiva, articulando a vida escolar ao dia-a-dia da vida fora da escola. O aprender a aprender dentro duma concepção dialética busca captar o movimento do real em sua totalidade, entender as múltiplas determinações dos fenômenos, explicar as contradições, privilegiando o saber que contribui para a transformação da realidade social. Através da análise dos dados coletados com a aplicação de formulários aos alunos e professores do curso foi possível observar que, mesmo a escola passando por um processo de reforma preconizado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96 em que é creditado à educação profissional o desenvolvimento de competências para a laborabilidade mediante a flexibilidade, a interdisciplinaridade e à contextualização na organização curricular, o curso Técnico em Agroindústria oferecido pelo CEFET-Uberaba-MG ainda se encaixa na chamada Escola Tecnicista orientando-se nos princípios da eficiência e da produtividade, originário do sistema escola-fazenda cujo lema era “aprender a fazer e fazer para aprender”. O processo educacional é organizado de forma a torná-lo objetivo e operacional. O aprender nessa concepção é uma questão de modificação do desempenho. Através dos estudos realizados podese concluir que os métodos mais adequados para desenvolver a capacidade do aluno aprender a aprender são aqueles que o levem a solucionar problemas, Assim, orientar o currículo para a solução de problemas significa criar situações-problemas quer sejam através de projetos de trabalho ou da metodologia da problematização de forma a levar para dentro da escola o desafio à elaboração do saber, o espírito de pesquisa e de indagação, a preocupação com a descoberta da função social do conhecimento.