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Título:
Práticas de Leitura na Escola Agrotécnica
Federal de Codó-MA: Considerações sobre a Leitura
Escolar
Resumo: Este trabalho
trata de práticas de leitura na Escola Agrotécnica Federal
de Codó-MA, da forma como se dão e as expectativas em relação
às aulas de leitura, por parte de alunos e professores da referida
Escola. Tendo como pressuposto a leitura como prática social, focaliza-se
a leitura em dois âmbitos principais: a leitura no âmbito
familiar ou pessoal e a leitura no âmbito escolar. Para dar conta
dos questionamentos presentes na pesquisa, lançou-se mão
de métodos qualitativos, como observação participante,
entrevistas semi-estruturadas, a elaboração e execução
de um projeto de leitura chamado “Rodas de Leitura” e o uso
da técnica de portfólio. A pesquisa foi executada no ano
de 2007 e contou com a participação de alunos, professores
e funcionários da referida escola. Objetivou-se, primeiramente,
conhecer a realidade das práticas de leitura existentes na EAF-Codó/MA
de forma a contribuir com a formação de leitores na mesma
escola, e para isso, foi também necessário o uso de pesquisa
de campo, além das técnicas de pesquisa já mencionadas.
Com os primeiros dados coletados, iniciou-se a execução
do Projeto Rodas de Leitura, como forma de avaliar mais diretamente como
a leitura estava presente na vida de alunos e professores. A análise
das entrevistas revelou uma realidade na qual a leitura existe, mas não
é totalmente aproveitada no âmbito escolar, dentre diversos
fatores tem-se o pouco uso de metodologias e projetos voltados para o
incentivo à leitura juntamente com o acesso relativamente escasso
a títulos oferecidos pela biblioteca da escola, esta apontada como
referência de leitura na escola. Com a análise dos materiais
produzidos pelos alunos, juntamente com a produção de portfólio,
coletados durante a realização do Projeto Rodas de Leitura,
constatou-se que as práticas de leitura existentes podem ser aprimoradas
se conduzidas de uma forma mais dinâmica e preocupada com a dimensão
social que permeia a vivência de cada sujeito da pesquisa. |
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