Ivan Chaves de Magalhães Dissertação na íntegra
 

Título: A formação técnico-profissional dos egressos dos Centros Federais de Educação Tecnológica e a demanda do mundo do trabalho

Resumo: Este trabalho foi realizado no CEFET-Bambui-MG, que desenvolve uma metodologia de Ensino baseando-se no sistema denominado Escola-Fazenda, o qual vem funcionando desde 1968. Esta modalidade de ensino tem como objetivo fazer do trabalho um elemento imegrante do processo ensino-aprendizagem, buscando conciliar educação/trabalho. O objetivo deste estudo é analisar a opinião dos egressos sobre a formação oferecida pelo CEFET-Bambuí e compará-la com as exigências do mercado de trabalho. A metodologia adotada baseou-se em pesquisa individual e coletiva com os egrssos. Durante o crescimento da Escola e, conseqüebtemente do número de alunos, professores, cursos e abrangência de novas áreas, esta Escola não mudou sua filosofia de ensino nen suas normas básicas de funcionamento que buscam a formação de um profissional completo, eficiente, e responsável, capaz de resolver problemas e apontar soluções; aliando tudo isto a uma formação ética, a maioria dos egressos formou-se a menos de 5 anos o que referenda e valoriza o trabalho de pesquisa, pois foi exatamente um clientela inserida no mercado durante o processo de implantação, consolidação da reforma do ensino profissional e expansão da instituição. A maioria dos egressos também afirmou que o currículo adotado pelo CEFET-Bambuí foi suficiente para eles conseguirem desempenhar as funções exigidas pelo mercado, o que está em consonância com a prática profissional, reforçando o compromisso dos professores com a metodologia implantada, que se baseia em um lastro teórico forte, alicerçada a uma prática tecnológica e cidadã. Este trabalho também mostrou que o senso da missão da instituição, seguido do nível de conhecimento, segurança profissional, compromisso social e capacidade empreendedora são características relevantes para as instituições que se preocupam com o profissional que está formando.