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Título:
A formação técnico-profissional dos egressos dos
Centros Federais de Educação Tecnológica e a demanda
do mundo do trabalho
Resumo: Este trabalho foi realizado
no CEFET-Bambui-MG, que desenvolve uma metodologia de Ensino baseando-se
no sistema denominado Escola-Fazenda, o qual vem funcionando desde 1968.
Esta modalidade de ensino tem como objetivo fazer do trabalho um elemento
imegrante do processo ensino-aprendizagem, buscando conciliar educação/trabalho.
O objetivo deste estudo é analisar a opinião dos egressos
sobre a formação oferecida pelo CEFET-Bambuí e compará-la
com as exigências do mercado de trabalho. A metodologia adotada
baseou-se em pesquisa individual e coletiva com os egrssos. Durante o
crescimento da Escola e, conseqüebtemente do número de alunos,
professores, cursos e abrangência de novas áreas, esta Escola
não mudou sua filosofia de ensino nen suas normas básicas
de funcionamento que buscam a formação de um profissional
completo, eficiente, e responsável, capaz de resolver problemas
e apontar soluções; aliando tudo isto a uma formação
ética, a maioria dos egressos formou-se a menos de 5 anos o que
referenda e valoriza o trabalho de pesquisa, pois foi exatamente um clientela
inserida no mercado durante o processo de implantação, consolidação
da reforma do ensino profissional e expansão da instituição.
A maioria dos egressos também afirmou que o currículo adotado
pelo CEFET-Bambuí foi suficiente para eles conseguirem desempenhar
as funções exigidas pelo mercado, o que está em consonância
com a prática profissional, reforçando o compromisso dos
professores com a metodologia implantada, que se baseia em um lastro teórico
forte, alicerçada a uma prática tecnológica e cidadã.
Este trabalho também mostrou que o senso da missão da instituição,
seguido do nível de conhecimento, segurança profissional,
compromisso social e capacidade empreendedora são características
relevantes para as instituições que se preocupam com o profissional
que está formando. |
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