|
Título:
O ensino aliado à pesquisa científica no processo de aprendizado
do Instituto Federal do Amazonas - Campus São Gabrie da Cachoeira
(AM).
Resumo: A escola deve integrar a comunidade
nas ações desenvolvidas pelos sistemas de ensino, propiciando
um ambiente escolar democrático e participativo, no qual sejam
trabalhadas estratégias de ensino interdisciplinares, inovadoras
de competências profissionais que formem não somente cidadãos,
mas também profissionais para o mercado de trabalho. No ensino
agrícola o papel do educador é bem mais amplo do que passar
conteúdos, pois o que se deve buscar por parte dos docentes é
o pensamento reflexivo imbuído de crescente grau de autonomia intelectual
e de ação investigativa que contribua na consolidação
do perfil dos alunos de cada curso. Decorrendo assim, a necessidade de
mudar a definição do professor como aquele que apenas transmite
em sala de aula, uma vez que nestes novos tempos, o professor precisa
ser essencialmente o facilitador, que ajuda o aluno a construir sua aprendizagem,
sua competência e suas habilidades. A pesquisa decorrente deste
trabalho foi desenvolvida com os alunos descendentes indígenas
com idades variando entre 15 e 19 anos do curso de agropecuária
ano 2007 do Instituto Federal de Educação Ciência
e Tecnologia do Amazonas, localizado no municipio de São Gabriel
da Cachoeira, Alto Rio Negro (AM). Esta pesquisa caracterizou-se como
uma pesquisa-ção, com observações participativas
no âmbito da instituição, onde os sujeitos atores
da pesquisa foram os próprios alunos. Entre os participantes, havia
bolsistas do Programa de Iniciação Cientifica Júnior
(PIBIC-Jr). Para a obtenção dos dados foram aplicados questionários
semi-estruturados por meio dos quais foram consideradas as abordagens
qualitativa e quantitativa, pelo acompanhamento do desempenho do rendimento
dos alunos, mediante os instrumentos de registros obtidos na secretaria
escolar. Investigou-se o modelo de ensino-aprendizagem, perfil do aluno,
avaliação da gestão educacional, as ações
didático-pedagógica e sea prática da pesquisa cientifica
tem sido desenvolvida na escola e como tern sido o rendimento escolar
dos participantes. Os resultados mostraram que a pesquisa como método
de ensino aprendizagem, constitui-se num instrumento valioso na construção
do conhecimento. Os indicadores destacaram a necessidade de pesquisas
avançadas priorizando as temáticas regionais e projetos
de desenvolvimento agrícola sustentáveis. Na pesquisa tecnológica
enfatizou-se os diversos ambientes de estudo da entomofauna regional em
um agroecossistema com enfoques para a agroeeologia. Os vários
ambientes foram: a sala de aula, o campo experimental do sistema agroflorestal
e o laboratório interdisciplinar que possibilitaram dinamizar a
participação dos alunos no desenvolvimento da ação
de investigação, assim como o resultado da pesquisa bibliográfica
produziu um feito positivo, pela interação entre a teoria
e prática. Os resultados mostraram que os conhecimentos foram sendo
construídos a medida que os alunos se planejavam, se organizavam
e distribuíam as tarefas, sucessivamente. Os dados mostram aprovação
ao final do ano letivo, melhoria no rendimento escolar, permanência
na escola, aumento no numero de bolsas de pesquisas e melhoria na renda
familiar. Aos futuros profissionais que buscam melhores aperfeiçoamentos,
sobretudo na área de educação uma abordagem inovadora
deve propor a construção conjuntamente do conhecimento com
os estudantes e estabelecer mudanças em nossa prática cotidiana. |
|