Ivamilton de Souza Araújo Dissertação na íntegra
 

Título: O ensino aliado à pesquisa científica no processo de aprendizado do Instituto Federal do Amazonas - Campus São Gabrie da Cachoeira (AM).

Resumo: A escola deve integrar a comunidade nas ações desenvolvidas pelos sistemas de ensino, propiciando um ambiente escolar democrático e participativo, no qual sejam trabalhadas estratégias de ensino interdisciplinares, inovadoras de competências profissionais que formem não somente cidadãos, mas também profissionais para o mercado de trabalho. No ensino agrícola o papel do educador é bem mais amplo do que passar conteúdos, pois o que se deve buscar por parte dos docentes é o pensamento reflexivo imbuído de crescente grau de autonomia intelectual e de ação investigativa que contribua na consolidação do perfil dos alunos de cada curso. Decorrendo assim, a necessidade de mudar a definição do professor como aquele que apenas transmite em sala de aula, uma vez que nestes novos tempos, o professor precisa ser essencialmente o facilitador, que ajuda o aluno a construir sua aprendizagem, sua competência e suas habilidades. A pesquisa decorrente deste trabalho foi desenvolvida com os alunos descendentes indígenas com idades variando entre 15 e 19 anos do curso de agropecuária ano 2007 do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas, localizado no municipio de São Gabriel da Cachoeira, Alto Rio Negro (AM). Esta pesquisa caracterizou-se como uma pesquisa-ção, com observações participativas no âmbito da instituição, onde os sujeitos atores da pesquisa foram os próprios alunos. Entre os participantes, havia bolsistas do Programa de Iniciação Cientifica Júnior (PIBIC-Jr). Para a obtenção dos dados foram aplicados questionários semi-estruturados por meio dos quais foram consideradas as abordagens qualitativa e quantitativa, pelo acompanhamento do desempenho do rendimento dos alunos, mediante os instrumentos de registros obtidos na secretaria escolar. Investigou-se o modelo de ensino-aprendizagem, perfil do aluno, avaliação da gestão educacional, as ações didático-pedagógica e sea prática da pesquisa cientifica tem sido desenvolvida na escola e como tern sido o rendimento escolar dos participantes. Os resultados mostraram que a pesquisa como método de ensino aprendizagem, constitui-se num instrumento valioso na construção do conhecimento. Os indicadores destacaram a necessidade de pesquisas avançadas priorizando as temáticas regionais e projetos de desenvolvimento agrícola sustentáveis. Na pesquisa tecnológica enfatizou-se os diversos ambientes de estudo da entomofauna regional em um agroecossistema com enfoques para a agroeeologia. Os vários ambientes foram: a sala de aula, o campo experimental do sistema agroflorestal e o laboratório interdisciplinar que possibilitaram dinamizar a participação dos alunos no desenvolvimento da ação de investigação, assim como o resultado da pesquisa bibliográfica produziu um feito positivo, pela interação entre a teoria e prática. Os resultados mostraram que os conhecimentos foram sendo construídos a medida que os alunos se planejavam, se organizavam e distribuíam as tarefas, sucessivamente. Os dados mostram aprovação ao final do ano letivo, melhoria no rendimento escolar, permanência na escola, aumento no numero de bolsas de pesquisas e melhoria na renda familiar. Aos futuros profissionais que buscam melhores aperfeiçoamentos, sobretudo na área de educação uma abordagem inovadora deve propor a construção conjuntamente do conhecimento com os estudantes e estabelecer mudanças em nossa prática cotidiana.