Isabelle Cristine Mendes da Silva Dissertação na íntegra
 

Título: A política de "educação inclusiva" no ensino técnico-profissional: resultados de um estudo sobre a realidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - campus Vitória de Santo Antão.

Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa realizada no Campus Vitória de Santo Antão do Instituto Federal de Pernambuco sobre a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais nos cursos técnico-profissionalizantes desta instituição federal de educação profissional. Também serão discutidos os referenciais teóricos das políticas nacionais e internacionais sobre "educação inclusiva" e as políticas presentes nas diretrizes oficiais. A inclusão educacional é aqui abordada como uma política que garante que esse acolhimento não seja meramente formal e que o aluno com necessidades educacionais especiais tenha condições efetivas de realizar e participar das atividades oferecidas pela instituiçâo escolar, com o devido suporte, quando necessário. A investigação foi realizada através de uma pesquisa qualitativa, conforme indicada por Bogdan & Biklen (1994) e Glat & Pletsch (2008). Foram utilizados como procedimentos metodológicos para a coleta de dados: 1) a observação participante (notas de campo); 2) a análise de documentos (legislação, relatórios dos participantes, atas escolares e também fichas de alunos, quando necessárias); 3) entrevistas semi- estruturadas com os sujeitos participantes (gravação em áudio). O método de interpretação dos dados utilizado seguiu a proposição de Bardin (1977), conhecida como "análise de conteúdo". Após a análise dos dados, concluímos que a inclusâo, na escola pesquisada, de modo geral, tem sido apontada como positiva e os mecanismos excludentes foram encontrados em menor grau no aspecto atitudinal em comparação com o aspecto arquitetônico. Neste último, identificamos no campo pesquisado a falta de condições de acessibilidade, pois mesmo que seja notável um esforço por parte da escola, através de situações de adaptação, essas estão limitadas a uma mobilidade relativa, com a construção de algumas rampas e banheiros adaptados, mas a autonomia ainda é comprometida. Os resultados evidenciaram que o processo de escolarização dos alunos com necessidades educacionais especiais segue muito mais os pressupostos da integração do que da inclusão escolar.